A Biblioteca Municipal de Penafiel recebeu, no dia 25, a apresentação do livro “O Evangelho do Alquimista”, de Tiago Moita, escritor natural de Lisboa.
A obra é uma viagem espiritual sobre a origem da Universo e do Homem, sentido da vida e a verdadeira natureza do ser humano.
“Envolta em mistério, sabedoria e sátira ao mundo contemporâneo, a obra tem como personagem principal um caixeiro-viajante, sem ambições nem sonhos que, certo dia, dá boleia a um profeta lendário procurado pelas autoridades, por causa das suas ideias”, explica nota de imprensa.
Segundo Tiago Moita, “o Evangelho do Alquimista nasce de uma ideia com mais de 20 anos”, por querer reescrever o célebre musical de ópera rock de Jesus Christ Superstar, de Andrew Loyd Webber. “Cada vez que escrevia e relia os textos sentia um desassossego confortável. Por um lado, colocava em causa tudo aquilo que tinha acreditado ao longo da minha vida, mas por outro, sentia-me confortável por saber que estava a aceitar a mudança, e aceitar a mudança é algo muito radical. Este livro é um desafio a novas filosofias”, explica.
A obra foi apresentada por Alberto S. Santos, autor de vários romances. “Neste livro, o autor revela uma profunda bagagem cultural e aprendizagem de muitos conceitos que, a cada capítulo, nos envolve em constante suspense, dúvida e inquietação. Ao longo da história encontramos um percurso com ideologias, regimes e concepções do mundo, onde a humanidade está a viver um processo de transformação ao nível da sua consciência espiritual, e que permitirá evoluir para outro estádio”, referiu.