A Comissão Europeia aprovou, no dia 12 de Dezembro, o funcionamento do Europe Direct da Profisousa – Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa, com sede em Paços de Ferreira, para o triénio 2018-2020. Este espaço desenvolve várias actividades que visam garantir aos cidadãos desta região o acesso à informação europeia.

Nesta nova fase, refere nota de imprensa, o Europe Direct alarga a sua área de actuação à região do Alto Tâmega. Desde o dia 1 de Janeiro passou a designar-se Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega e passou a abranger um total de 17 concelhos. Desde 2013 que o Europe Direct do Tâmega e Sousa servia os 11 concelhos dessa região.

“Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local e têm como missão permitir que os cidadãos disponham de informações, orientação, assistência e respostas a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União Europeia. Também promovem o debate sobre a União Europeia e as suas políticas, a nível local e regional e veiculam informação das instituições europeia adaptada às necessidades locais e regionais”, explicam os responsáveis pelo centro.

Segundo a mesma fonte, o Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega tem já previstas diversas actividades para 2018, que incluem sessões de informação sobre a União Europeia, a sua história e as suas instituições nos estabelecimentos de ensino do Tâmega e Sousa e do Alto Tâmega, a organização de uma Feira de Educação, Formação e Emprego, sessões de informação sobre Financiamento Europeu, Internacionalização de Empresas e Empreendedorismo, assim como actividades para celebrar o Dia da Europa, assinalado a 9 de Maio.