Quatro escolas de Lousada estão a sofrer intervenções orçadas em milhões de euros para melhorar “as condições de trabalho da comunidade escolar”. São elas a Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste, em Nevogilde, a Escola Básica e Secundária Lousada Norte, em Lustosa, a Escola Básica Lousada Este, Caíde de Rei, e a Escola Básica da Boavista – Silvares. As obras foram alvo de candidatura e estão a ser apoiadas por fundos comunitários e também pelo orçamento municipal.

Na Escola Básica 2,3 de Nevogilde foi concluída a primeira fase de obra, para a conservação das fachadas e coberturas, reabilitação da cobertura do edifico e balneários/vestiários, incluindo a remoção de todo o revestimento em fibrocimento com amianto e a aplicação de painel sandwich em chapas de aço, colocação de caleiras e todos os remates e acessórios necessários. Em curso está já a segunda fase que visa a criação de sala para grandes grupos e salas de apoio e a melhoria das condições ao nível de conforto térmico, eliminação de humidades e segurança contra incêndios, colocação de cobertos até às entradas do edifício, melhoria de eficiência energética, substituição de luminárias, sistema de aquecimento e colocação de painéis solares para aquecimento de águas, assim como requalificação do pavimento exterior.

O investimento ultrapassa os dois milhões de euros, sendo o apoio comunitário de quase 632 mil euros e o restante valor suportado pela Câmara de Lousada, refere nota de imprensa.

Também na Escola Básica e Secundária Lousada Norte – Lustosa foram concluídas a reparação das paredes exteriores com pintura e tratamento de zonas degradadas, correcção de anomalias no pavimento dos passeios e a ampliação do Pavilhão Desportivo que passa a contar com mais dois balneários/vestiários. “A segunda fase, que se encontra a decorrer é, essencialmente, para a melhoria da funcionalidade de alguns espaços, nomeadamente a biblioteca, que foi ampliada, e a sala para grandes grupos. Vão ainda ser resolvidos os problemas de infiltrações e melhoria das condições de conforto térmico. No exterior vai ser construído um coberto e, para melhoria das condições térmicas, tendo já sido instalado um sistema de aquecimento no interior da escola, efectuada a substituição das portas de entrada das salas de aula por portas corta-fogo, colocação de estores e caixilharias de alumínio com ruptura térmica e substituição das luminárias para o sistema LED”, explica a autarquia.

Neste caso o investimento ronda os 1,7 milhões de euros, sendo o financiamento de pouco mais de 550 mil.

“Na Escola Básica 2,3 de Lousada Este (Caíde Rei) a intervenção no pavilhão já se encontra concluída faltando a pavimentação do logradouro. Até ao final deste mês está prevista a conclusão das pinturas interiores, colocação da caixilharia de alumínio e estores nas janelas. Com a conclusão das infra-estruturas exteriores, respeitantes à rede de abastecimento de água, incêndio e aquecimento segue-se a pavimentação do logradouro”, descreve nota. Aqui o valor das obras ultrapassa os 1,2 milhões e o apoio do FEDER é superior a 1,05 milhões de euros.

Também estão na fase final as obras de beneficiação da Escola Básica de Silvares, num investimento aproximado de 315 mil euros, co-financiado em quase 84% (263 535€). De acordo com a Câmara, os trabalhos realizados incluem substituição da cobertura e das lâmpadas interiores, por LED´s, tendo sido instalado aquecimento por pelletes e efectuadas pintura no interior e ainda arranjos exteriores.