A submissão das propostas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Lousada decorrem até ao dia 23 de junho, seguindo-se a análise técnica das propostas rececionadas, entre os dias 26 de junho a 7 de julho.
A autarquia de Lousada refere que esta ferramenta se assume “como um modo de incrementar a consciencialização cívica nos jovens, ajudando a compreender a complexidade dos problemas na gestão pública, a limitação de recursos financeiros e a necessidade de tomar opções que favoreçam o presente e o futuro de todos, consolidando a ligação entre a autarquia e os seus munícipes e, consequentemente, aperfeiçoando a qualidade do processo democrático local”.
Por isso, pretende-se, com este projeto, “estimular a sociedade civil e envolvê-la na definição das prioridades de ação municipal, culminando numa democracia local mais forte e mais participada com a intervenção dos cidadãos na gestão da vida pública”.
O Orçamento atribuído corresponde a 30 mil euros, para o projeto vencedor. O processo participativo assenta na consulta direta, sob forma de proposta, dos cidadãos jovens, residentes no município de Lousada, com idades compreendidas entre 14 e os 30 anos, inclusive.
Todas as propostas apresentadas devem ser relativas a investimentos municipais, enquadradas nas necessidades municipais e conjugadas com as linhas de orientação gerais para a promoção do superior interesse público.
A sua publicação e consequente votação decorre de 20 de julho até 10 de agosto e os resultados vão ser conhecidos a 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude.
Para informações adicionais devem ser consultadas as Normas do Orçamento Participativo Jovem através do sítio de internet do Município de Lousada (opj.cm-lousada.pt/).