O estádio municipal 25 de Abril, em Penafiel, registou o recorde de assistência 4.136 pessoas em jogos de apoio à selecção feminina.
Segundo a Federação Portuguesa de Futebol este número constituiu, mesmo, um recorde de assistência em jogos da selecção nacional, batendo o anterior registo de 3.415 pessoas que marcaram presença no Estádio do Restelo, a 21 de Outubro de 2016, no nulo entre Portugal e Roménia, em partida a contar para a 1.ª mão do play-off de acesso ao Euro 2017.
Refira-se que em termos de competições de clubes, o maior registo de assistência verificou-se na final da Taça de Portugal, em jogo entre Sporting e SC Braga, com 12.213 adeptos presentes no Jamor.
Ao Verdadeiro Olhar, o presidente do FC Penafiel, António Gaspar Dias, assumiu que o recorde de participantes denota que as instâncias responsáveis pelo futebol nacional estão satisfeitas com o trabalho que a direcção do FC Penafiel tem vindo a realizar no sentido de dotar o estádio das condições necessários para acolher este tipo de jogos.
“Evidentemente que foi com agrado que recebi a notícia de que o municipal 25 de Abril bateu o anterior recorde de espectadores em jogos da selecção nacional de futebol feminino o que prova que Penafiel sabe acolher e mostra que estamos no caminho certo”, disse.
António Gaspar Dias realçou, ainda, que tem estado em contacto com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol e demais vice-presidentes (Humberto Coelho, Hermínio Loureiro e João Pinto) que lhe têm dado as melhores referências e deixado o seu apreço pelo trabalho que a direcção da formação rubro-negra tem realizado no sentido de dotar o estádio das condições necessárias exigidas para este tipo de encontros.
Ao nosso jornal, o presidente do FC Penafiel que é, também, presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol assumiu que é expectável que, num futuro próximo, o municipal 25 de Abril possa vir a acolher jogos não oficiais da selecção A masculina.
“É uma possibilidade que está em cima da mesa. Como é do conhecimento público não podemos receber jogos oficiais da selecção A masculina porque não cumprimos com os critérios apertados que a Federação Portuguesa estabelece, mas há a possibilidade de vir a acolher um jogo particular”, acrescentou, reiterando a ideia de que tanto a selecção feminina portuguesa como a comitiva belga saíram do Municipal 25 de Abril com as melhores indicações.
O jogo entre Portugal e Bélgica, a contar para a qualificação para o Mundial’2019, terminou com a vitória da formação belga pela margem mínima (0-1).
Recorde-se que após a requalificação que a Câmara Municipal de Penafiel efectuou no Estádio Municipal 25 de Abril foi possível Penafiel receber, após 25 anos de interregno de jogos internacionais, a selecção de futebol masculino de Sub 21, num jogo de apuramento para o Campeonato da Europa 2017 e a selecção de futebol feminino, para a qualificação do Mundial 2019.