Depois de vários comerciantes se terem queixado de uma vaga de assaltos que tem acontecido no concelho de Valongo e da insegurança que isso traz à população, atribuindo o problema à falta de patrulhamento e ao encerramento nocturno das esquadras de Valongo e Ermesinde, a PSP veio esclarecer que “não existe nenhuma esquadra encerrada”.
Segundo o Comando Metropolitano da PSP do Porto “a Esquadra de Valongo tem funcionado normalmente, em permanência e com a valência de atendimento ao público”.
Já a de Ermesinde “nas situações em que não esteja disponível a valência de atendimento ao público (período nocturno), não existe nenhum encerramento do espaço, permanecendo sempre meios policiais que, numa situação urgente que requeira intervenção policial, acciona um meio policial suplementar para o local”, alega a PSP.
Por outro lado, a Polícia assegura ainda que “a sua missão de garantir a ordem e tranquilidade públicas, bem como de prevenção e combate à criminalidade, não foi, nem será posta em causa”, falando mesmo numa tendência de diminuição generalizada da criminalidade na sua área de intervenção. Apesar disso, a PSP reconhece que “actualmente, assegurar a disponibilidade dos meios, é um dos principais desafios em termos de capacidade operacional”.
A resposta da PSP termina dizendo que, este ano, se verifica uma redução da criminalidade geral na ordem dos 16% na área da Esquadra de Valongo e de 8% na área da Esquadra de Ermesinde.