A freguesia de Caíde de Rei, em Lousada, acolhe de 26 a 28 de Janeiro, a V edição da Festa do Sarrabulho Doce, um iniciativa da Associação Cais Cultural Albano Moreira da Costa que tem como objectivo promover esta iguaria e envolver a comunidade local num evento que é já conhecido e bastante participado.

Segundo o presidente da Associação Cais Cultural Albano Moreira da Costa, Luís Peixoto são esperadas, na edição deste ano, cerca de 500 pessoas, sendo que um dos momentos alto do festival é a realização do tradicional concurso, que se realiza no domingo.

“O concurso é constituído por um júri, a associação oferece um recipiente adequado e cada participante trás de casa o seu próprio sarrabulho doce. Podem participar senhoras e senhores naturais e/ou residentes em Caíde de Rei. No domingo à tarde será anunciado o vencedor e todos os pratos a concurso serão leiloados”, disse.

Falando da Festa do Sarrabulho Doce e de como nasceu este evento, Luís Peixoto destacou que a iniciativa teve início em 2013, com a designação de Reis de Caíde, acontecendo apenas no domingo com o almoço de rojões e sarrabulho doce.

“Fomos percebendo que o sarrabulho doce era um doce muito característico da nossa região e assim na edição de 2017 passamos a designar de Festa do Sarrabulho Doce e decorreu em dois dias, lançando-se a ideia de nesse ano criar uma confraria”, frisou.

“Confraria Gastronómica do Sarrabulho Doce de Caíde de Rei integra 14 elementos e tem como objectivo promover esta iguaria regional”

Ao Verdadeiro Olhar, Luís Peixoto realçou que a festa tem já uma confraria designada “Confraria Gastronómica do Sarrabulho Doce de Caíde de Rei”, criada no ano transacto.

“Na edição de 2017 foi lançada a ideia de criar uma confraria, atendendo ao potencial que o sarrabulho apresenta. Assim, em Maio de 2017 foi constituída a associação sem fins lucrativos designada Confraria Gastronómica do Sarrabulho Doce de Caíde de Rei. Foram empossados 14 elementos fundadores, entre elementos da direcção do Cais, participantes dos concursos de sarrabulho e outros apaixonados pela iguaria”, avançou.

Esta confraria tem como propósito promover o sarrabulho doce, produto característico da região.

Este ano a organização do evento voltou a apostar na divulgação através de um vídeo promocional, iniciativa que tem contribuído para dar visibilidade ao certame.

“Já é o terceiro ano que é criado um vídeo promocional com elementos do grupo de teatro Linha 5. Acreditamos que através de vídeo é mais fácil cativar a atenção das pessoas e passar a informação associada ao evento. O impacto está a ser muito bom, já com centenas de visualizações e dezenas de partilhas nas redes sociais”, acrescentou.