Entre os meses de Outubro e Dezembro, uma peça de teatro infantil sobre a problemática das questões de género vai percorrer as escolas dos 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa.
Segundo a CIM, responsável pela iniciativa através da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, serão realizadas 40 sessões destinadas a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, bem como os respectivos professores. A meta é sensibilizar para a temática da igualdade de género.
“A peça de teatro Uma Aventura pela Igualdade, que foi um dos projectos vencedores do Prémio Caixa Social 2022, conta a história dos dois extraterrestres, Flix e Orbe, que, acidentalmente, aterram no nosso planeta e percebem as desigualdades de género existentes.Estes visitantes, para além de surpreendidos, não percebem o porquê destas diferenças de tratamento e oportunidades, propondo até sugestões para as diminuir”, descreve nota de imprensa. A peça é produzida pela Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos, sendo o “espectáculo interactivo, pedagógico, didáctico e original”.
A peça vai subir ao palco dos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira e Penafiel.
A Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, coordenada pela CIM do Tâmega e Sousa, foi a primeira rede intermunicipal a ser constituída no país.