Foram vários os equipamentos inaugurados em Abragão, no domingo, durante as cerimónias de comemorações do 15.º aniversário da elevação a vila.
Foram seis as inaugurações: o Espaço do Cidadão, a requalificada sede da Junta de Freguesia, assim como a pavimentação das Ruas do Pereiro, Lameirinho, Salgueirinho e Avenida do Paraíso, refere nota de imprensa da Câmara Municipal de Penafiel.
Além da beneficiação das ruas, nalguns casos foram construídas valetas de betão e caixas interceptoras de águas pluviais, construídos muros de suporte e feitos alargamentos ou colocada iluminação pública.
Já o Espaço do Cidadão, situado nas instalações da junta de freguesia de Abragão, é constituído por uma área de atendimento ao público, um balcão de atendimento, uma área com instalações sanitárias e outra destinada às pessoas com mobilidade reduzida e uma sala de arrumos. Estão disponíveis serviços relacionados com o ACT (Autoridade para as condições de trabalho); ADSE (Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado); Propriedade Intelectual; Defesa do Consumidor; SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras); Segurança Social: Subsídios, abonos e pensões; Carta de Condução e registos e notariado.
Este é “um conjunto de equipamentos necessário para a comunidade. A comemoração dos 15 anos de elevação a vila é uma data importante para Abragão e que entendemos celebrar com um vasto programa dedicado à nossa comunidade. Homenageamos ainda vários abragonenses que se destacaram, recentemente, em várias áreas”, referiu José Manuel Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Abragão, citado em nota de imprensa.
Já Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, afirmou que “estas obras vão beneficiar várias acessibilidades para oferecer mais qualidade à vila de Abragão”. “O espaço de cidadão é uma clara vantagem para esta comunidade. Vão ter a disposição um conjunto de serviços que vão permitir aos abragonenses, e vizinhos de outras freguesias, tratarem de vários assuntos sem ter de se deslocar a sede Penafiel ou até mesmo ao Porto”, acrescentou o autarca.