A antiga casa do guarda do Apeadeiro do Susão, em Valongo, foi transformada no Espaço Cidadão do Susão que abre na sexta-feira.
A Câmara de Valongo explica que, com a abertura deste novo espaço público, fica reforçada a rede de proximidade administrativa que passa a ser constituída por oito pontos de atendimento estratégicos, onde os cidadãos podem aceder a mais de 170 serviços públicos da administração central e local. Além deste novo espaço, os serviços estão disponíveis em Sobrado (antiga escola de Campelo), Campo (Centro Cultural), Alfena (Centro Cultural), Ermesinde (Gandra/Túnel da Estação Ferroviária, Travagem e Loja do Cidadão/Edifício Faria Sampaio) e Valongo (Paços do Concelho).
É possível fazer alterações de moradas, renovação da Carta de Condução ou do Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital, Registo Criminal, entrega de processos de obras ou pagamento de refeições escolares entre as dezenas de serviços disponíveis.
Em 2020, os espaços cidadão do concelho totalizaram 49.415 atendimentos presenciais. Em 2021, já foram realizados 30.480 atendimentos, 4.617 dos quais por funcionários em teletrabalho. Este ano, a média é de 800 munícipes atendidos por mês, informa nota de imprensa.
A inauguração acontece na sexta-feira, dia 25 de Junho, às 12h00, com a presença da secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Fátima Fonseca, e do presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.