A escritora Maria Manuela Aguiar é a convidada da edição deste mês do Café Literário, em Paredes. A iniciativa vai decorrer na próxima sexta-feira, dia 2, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal local.
Maria Manuela Aguiar é licenciada em Direito, tendo dedicado os primeiros anos da vida profissional ao Direito do Trabalho, área que sempre lhe interessou e a levou a ser Secretária de Estado do Trabalho e docente na Universidade Católica, de Lisboa, e na Faculdade de Direito, da Universidade de Coimbra.
Entre 1980 e 1987, tornou-se a primeira mulher a assumir o cargo de Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, algo que marcou a sua passagem da área do Trabalho para a Emigração. Maria Manuela Aguiar esteve ainda ligada à emigração como deputada nos círculos da Europa e pelo círculo Fora da Europa.
Enquanto decisora política e fundadora da Associação Mulher Migrante (AMM), instituição onde tem desempenhado um relevante ativismo cultural em prol do combate às desigualdades e à discriminação contra as mulheres, nomeadamente, as migrantes, a convidada do Café Literário é reconhecida como defensora dos direitos dos portugueses no mundo, relata a autarquia, em comunicado.
Ao longo dos últimos anos, tem-se dedicado, ainda, à escrita de artigos e obras relacionados com a emigração lusa e direito das mulheres, nomeadamente, o livro “O Conselho das Comunidades Portuguesas – Espaço de Utopia e Experimentação” e, mais recentemente, “Maria Archer. Um Percurso Insubmisso”, em conjunto com as escritoras Maria do Céu Borrêcho e Isabel Henriques de Jesus.