O festival literário de Penafiel, é um evento marcante e que engrandece o nosso concelho e a nossa cultura.
As realizações de cariz imaterial, são tanto ou mais importantes que a obra física, porquanto, trazem valor acrescentado e em diversos momentos um tónico e suplemento de alma que não devemos relativizar, outrossim, enaltecer de sobremaneira.
Andaram bem, aqueles que há alguns anos, tornaram possível este evento literário, todos se lembram do “Entre Pedras palavras”, até se chegar ao mais famoso e reconhecido festival literário da região, sendo na actualidade sem favor, dos mais prestigiados eventos literários e culturais a nível nacional, o “Escritaria”.
Escritores de renome, já se deixaram contagiar pela singularidade desta realização, e este ano também não será excepção, sendo a vez de Manuel Alegre, figura incontornável da cultura e política portuguesa nos brindar com a sua presença.
Penafiel, como comummente é dito, vai transformar-se nesses dias na cidade de Manuel Alegre, um homem ligado à resistência, acérrimo defensor e precursor dos valores da liberdade, mas igualmente um escritor e poeta de referência.
Manuel Alegre, irá juntar-se a um leque prestigiado de figuras que marcaram presença neste festival, tais como, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Urbano Tavares Rodrigues, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares e Pepetela.
Uma cidade e concelho, tal como um país, será melhor e mais bem preparado, quanto melhor e mais cultos são os seus concidadãos.
Este passo é importante para que a comunidade valorize a cultura nas suas mais diversas vertentes, por forma a que cada um de nós no final de um evento desta natureza, saia mais valorizado, mais culto, e, por conseguinte, melhor.
Independentemente do que muitos podem ou devem achar ser politicamente correcto ou menos correcto, impõe a seriedade e honestidade intelectual que se valorize o que se faz bem, e que se poderá fazer ainda melhor no futuro.
A Escritaria é dos melhores eventos que temos no concelho, e todos sem execpção que gostem da cultura e de Penafiel devem reconhecer e valorizar sem reservas mentais.
O desafio que temos doravante, é elevar a patamares ainda maiores este festival, no sentido de continuar a abrir horizontes, e potenciarmos a nossa Penafidelidade aqui e além-fronteiras.
Parabéns por este evento, com o qual me revejo inteiramente, e se os Penafidelenses sairão mais ricos com o Escritaria 2019, com toda a certeza que o homenageado Manuel Alegre, sairá igualmente “mais rico e realizado” de Penafiel.