Já são conhecidos os vencedores do Desafio BioEscola 360°, que abrange as escolas básicas do concelho de Lousada, e tem como objectivo a redução da pegada ambiental.
As escolas foram encorajadas a poupar água e electricidade e a aumentar a separação de resíduos recicláveis, recebendo incentivos monetários. Adicionalmente, explica a Câmara, as escolas são pontuadas num total de sete critérios de sustentabilidade, que incluem, por exemplo, a participação em acções de voluntariado, em projectos de cidadania, ou em oficinas BioEscola. “Dessa pontuação acrescem às poupanças prémios monetários no valor de dois mil, 1500 e mil euros, respectivamente”, refere nota de imprensa.
Este ano lectivo, ainda que estivessem fechadas desde Março, as escolas conseguiram poupanças de 17 mil euros. Isso representa “uma poupança ecológica de 70 mil kWh de electricidade, de 2,2 milhões de litros de água e de 30 toneladas de resíduos desviados de aterro sanitário e encaminhados para reciclagem”, afirma o município.
“Do Desafio BioEscola 360° de 2019-2020 sagraram-se campeãs as escolas EB da Boavista, em Silvares, que conseguiu poupanças no valor de 1543 euros, e recebe ainda o 1.º prémio no valor de dois mil euros, arrecadando 3543 euros para despesas escolares. Em 2.º lugar ficou a EB Estrada do Meio, de Macieira, com um prémio de 1500 euros a acrescer às poupanças de 1469 euros. Já a EB de Santo António, de Casais, alcançou o 3.º lugar, recebendo um prémio de mil euros que acresce às poupanças de 1172 euros”, revela a Câmara de Lousada.
O desafio volta a estar em curso neste ano lectivo.