O Ministério da Educação está a assinar protocolos com 38 autarquias para financiar novas obras ou reforçar dotação para outras já em curso em 50 escolas do Norte do país. O investimento, avançou o JN, é de 39 milhões de euros.
Estes contratos-programa decorrem da reprogramação do Portugal 2020. Há casos de novas intervenções em escolas do 2.º e 3.º ciclo e secundárias e outros em que estabelecimentos com as obras a decorrer vão receber mais verbas para fazer face a novas intervenções.
Entre as escolas que vão receber fundos estão seis dos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira, Penafiel e Valongo.
Uma das escolas que vai receber novo financiamento para obras é a EB de Vallis Longus. Recorde-se que, há muito que pais e diversas forças partidárias pediam intervenção urgente neste estabelecimento de ensino em Valongo que está sobrelotado e nunca sofreu qualquer obra de fundo.
Além dessa, também a Escola Básica de Eiriz, em Paços de Ferreira, e as escolas EB de Penafiel Sul e a Escola Secundária Joaquim Araújo, em Penafiel, vão receber financiamento para obras. O apoio a estas duas escolas penafidelenses já tinha sido votado na Assembleia da República.
Já em Lousada, a EB Lousada Centro e a EB Lousada Este – Caíde de Rei vão ter um reforço de verbas para as intervenções.