O auditório da Escola Secundária de Paredes acolhe, este sábado, o II seminário Património, Cultura e Toponímia, uma iniciativa realizada em parceria entre a Escola Secundária e a Associação dos Antigos Alunos e Amigos da Escola Secundária de Paredes (Hexágono).
Segundo Pedro Flores, presidente da Associação Hexágono e um dos responsáveis pela organização do evento, a iniciativa tem como objectivos fazer uma reflexão sobre património, cultura e toponímia no concelho de Paredes, promovendo a sua valorização.
Pedro Flores destacou que este seminário é de natureza cultural e científica e procura abrir caminho para a discussão, a reflexão e a investigação, abordando temas como a história, cultura, filosofia, entre outros.
Ao Verdadeiro Olhar, o responsável pela Associação Hexágono realçou que a iniciativa conta com um painel de oradores diversificado, integrando figuras e personalidades ilustres do concelho de Paredes e não só.
A sessão de abertura conta com a presença de Pedro Flores, seguido de um momento musical com a presença de Gonçalo Moreira, na guitarra, e Rosa Moreira, na flauta transversal.
O primeiro painel terá como moderador António Aresta e a primeira intervenção terá como tema “D. António Barbosa Leão. O Bispo Missionário”, proferida por Afonso Cunha, seguindo-se a palestra “Mouriz: Breve traçado de uma evolução histórica, toponímica e patrimonial”, por Vasco Santos, e o tema “O que é isso de Património?”, por José Valle de Figueiredo.
O painel II dois terá como moderador Ivo Rafael Silva e abre com a conferência “A Biblioteca Municipal de Penafiel no contexto do Vale do Sousa”, pela directora da Biblioteca de Penafiel, Adelaide Galhardo.
Seguem-se a prelecção “ O Julgado dos Órfãos de Penafiel e Aguiar de Sousa no século XVI”, por Fátima Machado, e “Um olhar sobre Paredes – Passado, Presente, Futuro”, tendo como orador Fernando Paiva Leal.
Da parte da tarde, o painel III terá como moderador Luís Ribeiro, cabendo a José Orlando Rocha, a abertura dos trabalhos com o tema “Jorge Malheiro, antigo presidente da Câmara Municipal de Paredes (1977-1993)”. Seguem-se depois as intervenções de Manuel Ferreira Coelho com o tema “À Volta do Mosteiro de Cête e o “Abade D. Gabriel de Sousa”, por Zeferino Silva.
O painel IV tem como moderador José Orlando Rocha, abrindo com o tema “Duas Casas Brasonadas de Castelões de Cepeda, Paredes”, por José Leão.
O seminário prossegue com as palestras “Família Pinto Cabral, três gerações consecutivas com presidentes da Câmara Municipal de Paredes”, por Gaspar Meneses, a conferência “Joaquim Alves Correia, vida e legado”, por Anselmo Borges, e termina com o tema “Reflexos da História Contemporânea (Séc. XIX-XX) na Toponímia Urbana Paredense”, por Ivo Rafael Silva.
A sessão de encerramento conta com a presença do director da Escola Secundária de Paredes, Francisco Queirós, seguindo-se um Porto d’ Honra.
Refira-se que no ano transacto, o tema do seminário foi História.