Foi assinada, esta quarta-feira, a escritura de doação do edifício da antiga Escola EB 2/3 de Baltar à Santa Casa da Misericórdia de Paredes. A instituição pretende aí construir um lar de idosos para pessoas com doenças degenerativas.
O acordo prevê também que a Misericórdia de Paredes entregue ao município, em regime de comodato e pelo prazo de 30 anos, a “Antiga Casa dos Brasileiros” (o Palacete da Casa das Pereiras), que também fez parte desta doação, edifício que a autarquia irá requalificar e utilizá-lo como equipamento cultural e social ao serviço da população.
O documento foi assinado pelo presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida, e pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paredes, Ilídio Meireles.
Em nota de imprensa, a autarquia lembra que o imóvel composto por edifício de quatro pisos e logradouro, localizado na freguesia de Baltar já tinha sido protocolado em Fevereiro de 2017. Mas entretanto a Câmara vendeu em hasta pública parte do terreno que tinha doado, inviabilizando o projecto.
O impasse gerado foi resolvido em Novembro do ano passado, quando a instituição aceitou receber menos terreno que o previamente protocolado, em troca de estacionamento junto à Capela da Quintã.