Na próxima sexta-feira, o Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde recebe uma sessão sobre cibersegurança.
André Baptista, distinguido como o “hacker mais valioso do mundo”, e Carlos Carvalho, da empresa Adyta, que descobriu uma falha de segurança na Samsung, vão abordar, a partir das 11h30, a cibersegurança e comunicações seguras aos alunos dos Cursos de Aprendizagem da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde (ADICE), como avança a organização em comunicado.
O objectivo é incentivar os formandos, especialmente os dos cursos de Técnico/a de Informática Instalação e Gestão de Redes, para a valorização da área da informática, bem como destacar a importância de promover as boas práticas na implementação dos conhecimentos adquiridos e alertar para os cuidados a ter na partilha de conteúdos.
A distinção de André Baptista, de 24 anos, chegou em Março do ano passado com a vitória numa competição que testa conhecimentos de cibersegurança, nos Estados Unidos.
A empresa portuense Adyta descobriu uma falha/bug de segurança que permitia a terceiros modificar as aplicações descarregadas através de Galaxy App Store, injectando código malicioso que, entre outras coisas, poderia dar acesso aos dados do telefone. Colabora com o Gabinete Nacional de Segurança, Comissão Nacional de Protecção de Dados e Procuradoria Geral da República e faz também análise a alguns órgãos de Governo.