Até 14 de Julho, o Parque Urbano de Ermesinde vai receber a XXVI Feira do Livro do Concelho de Valongo.
O evento começa esta quinta-feira, a partir das 20h30, com uma arruada com o Grupo de Bombos (Associação Académica e Cultural de Ermesinde) na zona envolvente ao parque, seguida da inauguração, às 21h00, na entrada do parque, em frente ao Fórum Cultural de Ermesinde.
À mesma hora, decorre na Praça das Artes uma oficina de caricaturas e, no Espaço Livro, um Flash Mob de Poesia, com uma homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), Jorge de Sena (1919-1978) e Fernando Namora (1919-1989), no âmbito das celebrações do centenário dos seus nascimentos.
Por volta das 21h30, no Largo da Estação, há um espectáculo de dança tradicional pela Universidade Sénior de Rotary de Valongo.
Uma hora depois, no palco do parque, actua a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (Associação Cultural de Plectro).
Nos restantes dias, as actividades vão contar com leituras dramatizadas, conferências, leituras animadas de obras infantis e concertos, entre outras actividades pelo Largo da Estação, Espaço Livro e Espaço Infantil, Palco do Parque Urbano e Praça das Artes. As temáticas são relacionadas com os autores homenageados nesta edição.
Durante todos os dias do evento, há o Espaço Infantil, jogos tradicionais e oficinas de expressão plástica.
No sábado, dia da cidade de Ermesinde, a noite vai terminar com um concerto de Ana Bacalhau, às 22h30, no palco do Parque Urbano, e, às 23h30, é a Noite Branca e dos Bombos pelas ruas da cidade.
Esta edição conta com a parceria da Junta de Freguesia de Ermesinde e a organização da Câmara Municipal de Valongo.