Arrancou, hoje, a recolha de resíduos sólidos urbanos pela Câmara de Paços de Ferreira.

“Às seis horas da manhã, saíram das oficinas municipais os primeiros camiões e os novos funcionários” da autarquia, descreve nota de imprensa.

Recorde-se que há 16 anos que o serviço era feito por empresas privadas. Foi agora municipalizado, regressando à gestão da autarquia, cumprindo-se uma promessa eleitoral deste executivo, lembra nota de imprensa. “Pretende-se melhorar substancialmente a recolha deste tipo de resíduos, num trabalho que agora começa e que será garantido por cinco motoristas, 10 cantoneiros e quatro camiões.

“Nesta fase inicial de implementação do novo modelo de recolha de resíduos sólidos urbanos, manter-se-ão as rotas e dias de recolha, que serão ao longo dos próximos meses ajustadas em função das necessidades e potenciando sempre a melhoria deste serviço público essencial”, adianta a autarquia, apelando aos cidadãos que depositem o lixo doméstico nos contentores, sempre em sacos de plástico fechados e, apenas, nos dias de recolha. Fora dos contentores, ou mesmo dentro, não devem ser colocados “resíduos que são estritamente proibidos, como por exemplo verdes, restos de construção, colchões, ou outro tipo de lixo”, salienta ainda o município.

Dias e locais de recolha:
Segunda-feira: Paços de Ferreira, Freamunde, Frazão, Meixomil, Figueiró, Ferreira, Modelos e Arreigada;
Terça-feira: Paços de Ferreira, Freamunde, Carvalhosa, Lamoso, Codessos, Sanfins, Seroa e Frazão;
Quarta-feira: Paços de Ferreira, Freamunde, Carvalhosa, Raimonda, Penamaior, Meixomil e Eiriz;
Quinta-feira: Paços de Ferreira, Freamunde, Frazão, Meixomil, Carvalhosa, Lamoso, Figueiró, Ferreira, Modelos e Arreigada;
Sexta-feira: Paços de Ferreira, Freamunde, Lamoso, Codessos, Sanfins, Seroa e Frazão;
Sábado: Paços de Ferreira, Freamunde, Carvalhosa, Raimonda, Penamaior, Meixomil e Eiriz.