“Ambição e espírito de união” são as características da nova equipa profissional de ciclismo Rádio Popular – Paredes – Boavista, que vai ser apresentada sexta-feira, dia 11 de Fevereiro, às 18h30, no Multiusos de Paredes.
O plantel vai ser constituído por dez ciclistas “que vão lutar por um lugar no pódio das competições” em que participarem, avança a autarquia, em comunicado.
É já no domingo que arranca a prova de abertura da época. A Região de Aveiro – Taça de Portugal Jogos Santa Casa, vai-se disputar entre Cortegaça e Águeda. Segue-se a 16, a 48.º Volta ao Algarve.
O autarca local faz questão de realçar que Paredes é um “território com paixão e grandes tradições no ciclismo”, até porque é a terra de grandes ciclistas como Ribeiro da Silva e Cândido Barbosa.
Razões mais que suficientes para que o município apoie a promoção da modalidade no concelho, numa parceria que tem como objectivo “dar mais visibilidade a Paredes, através do desporto, nomeadamente do ciclismo”. Para além disso, a autarquia quer, além de celebrar vitórias e promover a modalidade e o desporto jovem, “mostrar as potencialidades do concelho que tem uma forte indústria ligada ao mobiliário, concentrado mais de 60% das empresas exportadoras do sector”, referiu o autarca.
A Rádio Popular – Paredes – Boavista vai ser liderada por José Santos, que vai trabalhar com o grupo do Boavista, um dos mais antigos do pelotão internacional e com uma prática ininterrupta de 40 anos de actividade.
Do seu historial incluem-se provas do ciclismo mundial, como a Vuelta a Espanha, Dauphiné Liberé, 4 Dias de Dunquerque, Volta a Polónia, Volta ao Luxemburgo, Vuelta a Guatemala, alargando, ainda, a sua internacionalização a países como a Austrália, onde participou no Sun Herald Tour. Também pedalou na Argentina, no Tour de S. Juan, no México, no Tour de Chihuahua, e na Volta ao Brasil. Participou ainda no Tour de L ́Avenir, onde venceu por equipas.
Em Portugal, destacou-se pelas vitórias em praticamente todas as competições. Venceu duas vezes a Volta a Portugal a nível individual e a nível coletivo, ganhando ainda Prémios como o JN, O Jogo, Volta do Futuro, Torres Vedras, Volta ao Alentejo e Algarve, para além de inúmeros títulos nacionais.
Pelas diversas equipas do Boavista passaram mais de 300 ciclistas, sendo que alguns com reconhecido mérito nacional, como Joaquim Gomes, Rui Sousa, Delmino Pereira, José Azevedo, Manuel Zeferino, Alexandre Ruas e estrangeiros, como Cássio Freitas e o australiano Simon Gerrans.