A Trail Team Bifase, equipa de Paredes, foi a grande vencedora do Campeonato Nacional de Trail Running, disputado na Batalha, nos Trilhos do Pastor. André Rodrigues, atleta da equipa, foi vice-campeão nacional individual.
No total participaram cinco atletas da Trail Team Bifase que, explica José Sá, tem como grande meta revalidar o título de campeã no Ultra Trail a disputar na Madeira, em Julho.
“Os nossos atletas estão mais focados na longa distância”, admite. Isso terá sido uma vantagem. Apesar de a prova, com início e fim em Pia do Urso, tem sido difícil, a equipa conseguiu conquistar o troféu que já tinha alcançado em 2019 (em 2020 não participou).
“São sempre provas difíceis, com equipas competitivas e adversários muito fortes”, refere José Sá.
Em termos individuais, André Rodrigues, único atleta profissional da equipa de Paredes, ficou a 35 segundos do vencedor, Hélio Fumo.
José Sá não deixa de realçar que há equipas com maiores patrocínios, muitos deles municipais, e que os atletas da Trail Team Bifase só conseguem estes resultados graças ao apoio das empresas Bifase e Pemi. “Sem eles era zero. Era impensável manter a equipa”, reconhece.
A grande meta para 2021 é revalidar o título de campeões nacionais de ultra trail. A prova será na Madeira. A fasquia está elevada, concorda. “Não há justificação para não ganharmos. Os nossos atletas são especializados nessa distância”, afirma José Sá.
Recorde-se que esta equipa já tem os títulos de campeã nacional de endurance (2017), conquistou a Taça de Trail e os nacionais de ultra trail e endurance em 2018, foi campeã nacional de trail, de endurance e de ultra trail em 2019 e campeã nacional de ultra trail em 2020.
O Campeonato Nacional de Trail é co-organizado pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, e pela Câmara Municipal da Batalha. A prova teve a co-responsabilidade técnica do Atlético Clube de São Mamede e a colaboração da Junta de Freguesia de São Mamede.