A equipa de ciclismo da Silva Vinha ADRAP Sentir Penafiel venceu o encontro nacional de escolas de ciclismo, que decorreu em Almeirim, prova que contou com a presença de 300 ciclistas e um total de 42 equipas.
Em para-ciclismo, desporto que deriva do ciclismo destinado a pessoas com deficiência, Manuel Ferreira sagrou-se campeão nacional de Estrada e contra-relógio, na classe C5 . O atleta Diogo Oliveira, na classe de H3 foi vice-campeão nacional de contra-relógio e estrada.
O director da Silva Vinha ADRAP Sentir Penafiel, Joaquim Carlos, defendeu que a sua equipa esteve em “grande plano” e recuperou o título que tinha perdido há dois anos para o Roriz, formação de Viana de Castelo.
“A partida de Almeirim correu-nos de feição. Dominamos nos vários escalões e demonstramos que somos uma das melhores equipas ao nível de escolas, que faz da formação a sua grande referência”, disse.
Falando da prova em si, Joaquim Carlos destacou que a Silva Vinha ADRAP Sentir Penafiel assumiu, logo no primeiro dia, as posições da frente, tendo feito um 1.º e 3.º lugar à geral na categoria de benjamins, em iniciados, Joaquim Moreira fez o 1.º e 3.º lugar, em infantis, Tomás Gaspar fez o 1.º, 2.º e 6.º lugares. Na categoria de juvenis, em contra-relógio, a ADRAP foi 11.ª classificada.
No segundo dia da prova, os benjamins obtiveram o 1.º e 3.º lugares, em iniciados, Joaquim Moreira venceu a etapa e André Maia foi 3.º da geral.
Na categoria de infantis, Tomás Gaspar foi segundo da geral, Luís Correia ficou em 5.º lugar e em juvenis, a ADRAP obteve o 11.º lugar à geral.
A conjugação de resultados dos dois dias ditou que a ADRAP se tivesse sagrado campeã nacional de escolas e recuperado o título que tinha perdido há dois anos para a formação de Viana do Castelo.
Ao Verdadeiro Olhar, Joaquim Carlos realçou, ainda, que em 20 encontros nacionais de escolas já realizadas, a ADRAP venceu 15.
12.ª Volta a Portugal de Juniores
Já este fim-de-semana, a formação da Silva Vinha ADRAP Sentir Penafiel vai disputar a 12.ª Volta a Portugal na categoria de juniores, competição que se realiza no Bombarral e que é organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio do município do Bombarral.
A prova inicia pelas 17h00, com a partida terá lugar na Praça do Município, junto ao edifício da Câmara Municipal, tendo os ciclistas pela frente um percurso de 5,7 quilómetros.
A 12.ª Volta a Portugal de Juniores termina em Torres Vedras.
Referindo-se aos objectivos para esta competição, Joaquim Carlos realçou que a sua equipa está moralizada e tem em Artur Chaves um dos atletas de referência que está em melhores condições para atacar esta que é a competição mais importante, nesta categoria.
“Vamos participar com o objectivo de fazer o melhor resultado possível e isso passa por vencer colectivamente e se possível fazer um brilharete, nalgumas das etapas, a nível individual”, disse.