Depois de no início do Mês de Março de 2017, terem passeado por Viseu e pela zona das amendoeiras em flor, visitando no Concelho da Meda o Castelo de Marialva e regressando por Vila Nova de Foz Côa e Mirandela, no passado dia 20 de Maio, dos 4 passeios que anualmente realiza, a Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Campo, realizou o seu 2º Passeio anual.
Desta vez, os reformados de Campo, já acompanhados com a presença de reformados de Sobrado e Valongo, e a rondar a centena e meia, distribuídos em três camionetas, rumaram a Viana do Castelo onde tomaram o pequeno-almoço.
De seguida, o destino foi Caminha, para aí fazerem a aprazível travessia do Rio Minho no Ferry boat.
Já do lado de lá e em Espanha, subiram ao Monte de S.ta Tecla e gozaram a esplendida vista panorâmica que a todos os visitantes se apresenta, significando para todos, um pedaço de prazer que a vida em cada canto tem reservado para nos oferecer.
Com a preciosa ajuda da natureza que a todos ofereceu um belo dia de sol, de registar a satisfação estampada no rosto de cada um e o facto de esta visita a um sítio aqui tão perto, ser a primeira da maior parte destes visitantes, gente que durante a sua vida, aquilo que mais soube fazer, foi trabalhar.
Rumando a Baiona onde almoçaram; passando pela Praia de Samil, regressaram por Tuy ao nosso país, onde fizeram a última paragem em Valença, para uma visita às suas belas e sempre atraentes muralhas.
Sendo em Valongo a única Associação de reformados existente, esta Instituição fundada em 1992, está este ano a comemorar os seus 25 anos de existência, numa fase de crescendo, atingindo actualmente cerca de duzentos e vinte associados.
Filiada na Confederação Nacional do Movimento Unitário de Reformados Pensionistas e Idosos (MURPI) esta Associação é co-fundadora da Federação das Associações de Reformados Pensionistas e Idosos do Distrito do Porto (FARPIP) com dirigentes desta Associação concelhia, a fazerem parte dos Órgãos Sociais da Federação Distrital.
Com vida associativa autónoma e actividade recreativa a expensas próprias; para além dos quatro passeios anuais, participação no Piquenicâo anual do MURPI, visitas temáticas e actividade do seu Grupo Coral; A Associação realiza todos os anos, o seu já tradicional almoço de Natal, onde a participação ronda a proximidade das duas centenas de participantes, como aconteceu em Dezembro de 2016, num restaurante de Vilela, no vizinho Concelho de Paredes.
Integrada no MURPI e defensora dos seus princípios. Esta Associação, através dos seus associados que ao longo das suas vidas foram construtores deste país.
É defensora do Lema: envelhecer com dignidade e confiantes em que só o Portugal de Abril, respeitará o Outono da Vida.