No passado dia 22, foram entregues, na Biblioteca Municipal de Lousada, os prémios do I Concurso Literário “Ler Lousada”, destinado a alunos do 4.º e 6.º ano.
Este concurso lançado pela Câmara Municipal de Lousada, em conjunto com a Rede de Bibliotecas de Lousada, decorreu durante o segundo período lectivo e contou com a participação de 20 turmas, de 17 estabelecimentos de ensino do concelho, do 4.º ano e com 12 trabalhos de alunos do 6.º ano.
No 4.º ano, o primeiro lugar foi atribuído à turma do 4.ºAV da Escola Básica de Mourinho – Aveleda, com o trabalho “Uma viagem ao passado”; o segundo à turma 4.ºB da Escola Básica de Boavista Silvares, com “A brincar conhecemos Lousada”; e o terceiro à turma C-3/4.ºB da Escola Básica de Cruzeiro – Cernadelo, com o “Rio Sousa e os seus segredos”. Os três projectos vencedores receberam um prémio monetário e cada aluno da turma recebeu um livro, diz a autarquia.
Já no caso dos alunos do 6.º ano, o júri deliberou que o primeiro lugar fosse atribuído ao trabalho “E tudo num simples final de tarde”, de Bárbara Lia Rocha de Bessa Ferreira, aluna da Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca. Em segundo lugar ficou Tatiana Alexandra Batista, da Escola Básica e Secundária Lousada Oeste, com o trabalho “O caderno TQ”. Joana Ferreira da Silva Madureira Jaloto, da Escola Básica Lousada Centro, ficou em terceiro lugar com o trabalho “Quem sou eu?”. Foram premiados os vencedores, mas também a biblioteca da escola que frequentam.
Todos os alunos que participaram no concurso receberam um Diploma de Participação, refere a Câmara Municipal em nota de imprensa.
Segundo o vereador da Cultura, Manuel Nunes, “os objectivos desta iniciativa passaram por angariar leitores, estimular a criatividade, bem como desenvolver os níveis de literacia no concelho”. A autarquia vai manter a oferta de livros, em Outubro e Novembro, aos alunos que frequentem o 4.º e 6.º ano. Recorde-se que a autarquia editou recentemente duas obras que foram oferecidas aos alunos do concelho: “Contos do Rio que Corre”, de Álvaro Magalhães, para os alunos do 4º. ano, e “O caderno de JB encontrado em Lousada”, escrito por António Mota, para os alunos do 6.º ano do concelho.
O autarca adiantou ainda que está a ser preparada uma nova edição destinada aos alunos do 3.º ciclo. “Vão ser distribuídos três mil livros aos alunos que frequentarão o 9.º ano. Este processo de incutir hábitos de leitura não fica por aqui e outros autores vão surgir com novas histórias”, afirmou Manuel Nunes.