O primeiro lugar do pódio da Entidade Desportiva do Ano vai para a Associação Desportiva de Valongo que, em 2022, marcou presença na Final-Four da Euroligue, principal competição europeia a nível de clubes, conquistando um honroso segundo lugar. Mas as conquistas não se ficam por aqui, a colectividade venceu o GSH Trissino, na final, conseguindo assim o primeiro título Internacional, no escalão de seniores, do World Skate Europe – Rink Hochey.
É verdade que este grupo, criado em 1955, tem feito um trabalho que podemos considerar de notável no desenvolvimento da modalidade de Hóquei em Patins, nomeadamente ao nível das camadas jovens, contando também no seu palmarés, com um Campeonato Nacional Sénior, uma Supertaça, várias participações na Liga Europa, assim como títulos de Campeões Nacionais nas camadas de formação, títulos a nível internacional, ao vencer por cinco vezes consecutivas o Torneio do Eixo Atlântico, em representação do Município de Valongo, na cidade da Corunha, na Galiza. Motivos que levaram a autarquia de Valongo a atribuir a esta associação a Medalha de Valor Desportivo.
A ADV é assim uma referência nacional ao nível da formação de atletas de alta competição, com participações internacionais e com inúmeros atletas de formação e seniores em representação das selecções nacionais da modalidade.
Nomes sonantes do hóquei em Patins nacionais, como o caso de Américo Moreira, Nora, António Vale, Vítor Bruno, Alves, Ângelo Girão, Henrique Magalhães, Telmo Pinto, João Souto e Rafa, são alguns de muitos atletas que passaram por este clube e que representaram a Selecção Nacional, tendo, alguns deles, conquistado títulos de Campeões Europeus e Mundiais.
Um percurso que tem de ser enfatizado e que é motivo de orgulho para todos aqueles que vestem a camisola de Valongo e também de Portugal.
Sport Clube Nun’Alvares, Recarei, Paredes
Em crescimento constante e sempre a inovar, apesar das diversidades, o Sport Clube Nun’Álvares assinalou o seu centenário. Apesar de ter passado algumas tormentas, também motivadas pela situação recente de pandemia, assim como dificuldades financeiras, transversais a outras colectividades, este grupo tem conseguido equilibrar-se e surpreender.
Não estagnou e nunca se deixou vencer pelas adversidades. É que este é uma organização com história e com alma, criando tentáculos de forma a tornar-se mais eclética.
Com 320 atletas, quer acolher ainda mais e até oferece transporte aos miúdos de outros concelhos para os captar para as modalidades que representa, nunca descurando as responsabilidades escolares.
Recentemente, quando festejou os 100 anos, o clube apresentou-se num livro de memórias e recordações, escrito por Jorge Gomes, um homem com ligações ao clube desde criança. Em entrevista ao nosso jornal, disse-nos que não foi difícil tirar do baú memórias desta colectividade agregadora e com ligações afectivas às gentes da sua terra.
Em tempos de crise, as adversidades têm dado resistência ao Nun’Álvares, que até tem conseguido consolidar-se. Não podemos esquecer que esta é uma organização com memórias e com história que não espera milagres, mas trabalha para que eles aconteçam.
Futebol Clube Águias de Santa Marta, Penafiel
Uma outra distinção do trabalho realizado no último ano vai para o Futebol Clube Águias Santas de Penafiel, que, em dias vertiginosos, tem acrescentado mais-valias ao seu palmarés de troféus, como foi o caso da vitória no torneio de futsal “Maraton Femenino Concello de Cartelle-Outomuro”, que decorreu em Espanha.
Na prova, participaram 24 equipas da Península Ibérica e a equipa de Águas Santas estreou-se a vencer nesta competição. Uma excelente prestação com uma incontornável mostra de fair-play, sublinhado, na altura, pela organização.
As águias conseguiram ainda marcar presença na ‘final-four’ da Taça de Portugal feminina de futsal, um feito que já haviam alcançado na época 2018/2019.
É de destacar o percurso deste clube, com 34 anos, que tem conseguido agitar as águas e conseguido resultados que farão parte da sua história.
Esta é uma instituição que almeja ascender a outros patamares, mas tem-se mantido consciente do seu passado, nunca descurando os projectos que tem para o futuro e que passam sempre pelo seu crescimento.
Conheça os premiados das outras categorias: