O Clube HPA Gym, secção de ginástica da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo, é a “casa” de Ana Rafael, Artur Silva, Hélder Moreira e Maria de Fátima Moreira, atletas que conquistaram 18 das 44 medalhas que a delegação portuguesa conquistou nos Jogos Mundiais de Verão do Special Olympics, que se realizaram em Los Angeles. Sete delas foram de ouro.
É também no Clube HPA Gym que Paula Oliveira, que integrou a comitiva portuguesa, treina.
E esta não foi a primeira vez que os atletas do Clube HPA Gym participaram, com bons resultados, nos jogos do Special Olympics, movimento criado há 50 anos por Eunice Kennedy para apoiar pessoas portadoras de deficiências intelectuais. Em 2014, Ana, Artur e Maria já conquistaram 13 medalhas nos Jogos Europeus de Verão, realizados em Antuérpia.
O clube HPA Gym foi criado em 2008 pela mão de Paula Oliveira, Paulo Martinho e Luís Ferreira. Nasceu como secção de ginástica da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo. Os três professores, e antigos atletas, vieram de Paredes, da extinta Associação Juvenil Amigos 2000, e tinham um só objectivo: trazer a ginástica para Penafiel. Instalaram-se no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel e foram crescendo.
União Ciclista de Sobrado
E pelo terceiro ano consecutivo, a W52 – Quinta da Lixa, equipa da União Ciclista de Sobrado, em Valongo, venceu a Volta a Portugal em Bicicleta. O domínio desta equipa de ciclismo tem sido inquestionável a nível interno e, para além do vencedor Gustavo Veloso, dois ciclistas de Sobrado completaram as dez etapas da prova no top 10. Aliás, a principal luta pela camisola amarela foi entre o já citado Gustavo Veloso (que repetiu a vitória de 2014) e o companheiro de equipa e também espanhol Délio Fernandez. A qualidade dos homens de Sobrado ficou ainda expressa na vitória por equipas.
Os bons resultados da equipa levaram-na, ainda, a ser disputada por FC Porto e Sporting, clubes que preparam o regresso às estradas. Os dragões acabaram por ganhar a disputa e vão ter o seu símbolo no equipamento da União Ciclista de Sobrado.
Lousada Ténis Atlântico
Foram dez as jogadoras do Lousada Ténis Atlântico que integraram, em 2015, o ranking das 100 melhores da Federação Portuguesa de Ténis. Entre elas, Rita Vilaça subiu à terceira posição. A tenista sagrou-se, ainda em 2014, campeã nacional de Pares Femininos e de Pares Mistos e campeã nacional universitária de Equipas e de Pares pela Universidade do Porto. E no ano transacto revalidou o título de campeã universitária por Equipas.
O Lousada Ténis Atlântico é ainda um exemplo pelas excelentes instalações para a prática da modalidade. Nuno Marques, selecionador nacional de ténis, e Maria João Koehler ficaram convencidos com a qualidade patenteada.
Conheça os premiados das outras categorias: