A região tem procurado crescer a todos os níveis, incluindo no domínio cultural. Nos últimos anos, têm sido muitas as manifestações culturais, nas mais diversas áreas, desde o teatro à música, passando pela literatura, dança ou arquitectura, entre outros, que têm levado estes concelhos a outros patamares em termos de cultura.
Não tendo nascido como um evento cultural, a Agrival – Feira Agrícola do Vale do Sousa, que em 2019 completou 40 anos de existência, tem vindo a crescer nessa vertente. Tanto que está nomeada, pelo segundo ano consecutivo, na categoria “best festivity”, um galardão que premeia o melhor evento cultural na Península Ibérica: os “Iberian Festival Awards”, promovidos pelo Talkfest – Internacional Music Festivals Forum.
Todos os anos, a Agrival conta com milhares de visitantes e cerca de 350 expositores ligados à agricultura e ao gado, maquinaria, sector automóvel, imobiliária, novas tecnologias, artesanato, serviços, entre outros, sendo reconhecida como “a maior feira agrícola do Norte e Centro do país”. Mas conta também com diversos espaços de gastronomia, concursos de produtos tradicionais e actuações musicais de artistas locais e nacionais. Diariamente, há enchentes para assistir aos concertos de músicos que se destacam no país. Para a juventude há ainda DJ’s, muitos destacados a nível nacional, que animam a noite.
A Câmara de Penafiel, através de uma empresa municipal, soube adaptar a Agrival aos tempos e reinventá-la. É certo que está mais afastada do cariz agrícola que a fez nascer, mas não deixa de mostrar o melhor do que se faz na região. E de assumir, além de um papel importante em termos culturais, também um papel fundamental em termos económicos, já que estimula, todos os anos, a realização de mais de 10 milhões de euros em negócios, estima-se.
Rota do Românico, Centro de Interpretação do Românico em Lousada
Ainda antes de abrir portas, mas sobretudo desde que as abriu, que o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, mostrou que poderia fazer muito pela cultura da região e pela divulgação do património cá existente.
Em 2019, este projecto da Rota do Românico conquistou três prémios da Associação Portuguesa de Museologia, nas categorias “Trabalho de Museografia”, “Aplicação de Gestão e Multimédia” e “Filme”, e recebeu, ainda, uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu do Ano”.
O edifício foi também premiado num concurso internacional de arquitectura, sendo um dos nove distinguidos na edição de 2019 dos Architectural Mastreprize na categoria “Arquitectura Cultural”. O galardão premeia os melhores projectos do mundo em termos de Arquitectura, Design de Interiores e Arquitectura Paisagística, celebrando “a criatividade e a inovação”.
O Centro de Interpretação do Românico abriu ao público em Setembro de 2018 e tem recebido milhares de visitantes. Conta com uma superfície expositiva de 650 metros quadrados, distribuída por seis salas temáticas, num edifício concebido totalmente de raiz, e afirma-se como uma porta privilegiada para o início da viagem de descoberta da Rota do Românico e do seu território de influência, bem como das expressões artísticas e simbólicas que marcaram Portugal e a Europa, da Idade Média até à contemporaneidade.
Com 58 monumentos parece-nos que a Rota do Românico ainda tem muito para dar a conhecer e prémios para conquistar.
Jangada teatro, Lousada
Outra entidade que muito tem feito pela cultura da região e do país é a Jangada teatro, que comemorou, no ano passado, 20 anos de existência.
São duas décadas em que a companhia de teatro, sediada no Auditório Municipal de Lousada, a dedicou a elevar o nível cultural da região. Os elementos que a compõem já levaram a cena, nos melhores palcos nacionais e internacionais, mais de 50 produções próprias. Entre os países em que já se apresentaram destacam-se Espanha, França, Lituânia, Brasil, Estados Unidos da América, México, China e Grécia.
A Jangada teatro não esquece a terra que sempre apoiou o projecto e o seu trabalho foi reconhecido, em 2005, pelo Município de Lousada, com a Medalha de Mérito Municipal.
No concelho, destaca-se a realização anual do Folia – Festival de Artes do Espectáculo de Lousada e do Foliazinho (este para crianças), já festivais de referência a nível nacional, que permitem à população local ter acesso a espectáculos de música, teatro e cinema com artistas de relevo nacional e internacional.
No ano passado, os 20 anos foram assinalados com a estreia de uma nova peça, “Alecrim vs Manjerona”, uma encenação de marionetas baseada numa obra de teatro do século XVIII, de António José da Silva, sobre jovens que se apaixonam sem saberem quem são, e que pertencem a clubes rivais, que esteve integrada na programação do Festival Internacional de Marionetas do Porto.
Conheça os premiados das outras categorias: