500 jovens bombeiros de 22 corporações do distrito estiveram, este domingo, em Lousada, a participar no “Bombeiro d’Ouro”, o I Encontro Distrital de Escolinhas de Bombeiros.
A iniciativa, organizada pelos Bombeiros Voluntários de Lousada, no âmbito das comemorações dos 90 anos da associação humanitária, cumpriu os objectivos, garante Albano Teixeira. “O feedback é muito positivo e as nossas expectativas foram cumpridas. Além disso, foi possível passar a mensagem à sociedade de que os bombeiros são muito mais que uma missão, são também educação”, referiu o comandante da corporação lousadense. Promover o voluntariado e o gosto pelo socorro junto dos mais novos era o grande objectivo deste projecto pioneiro.
Recorde-se que este encontro consistiu na realização de provas práticas relacionadas com a actividade dos bombeiros e num desfile pelas ruas da vila.
Entre-Os-Rios, Freamunde (A e B), Gondomar, Marco de Canaveses, Matosinhos Leça, Moreira da Maia (A, B e C), Lordelo, Lousada (A e B), Paços de Ferreira, Paredes (A e B), Penafiel, Póvoa do Varzim, Rebordosa, S. Mamede Infesta, S. Pedro da Cova, Tirsenses, Valadares, Valongo, Vila das Aves e Vila do Conde são as equipas que participaram.