Em Março deste ano, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) promoveu uma visita de negócios a Bogotá e Medellín. Agora, até 30 de Junho, a região está a receber empresários colombianos, “potenciais e actuais clientes”, que vêm avaliar “processos produtivos, conhecer oportunidades de negócio e identificar eventuais parcerias”, explica nota de imprensa do CETS.
“O programa contempla visita de cortesia para reconhecimento da realidade local, prova de vinho verde e doçaria regional, encontros business to business – agendados em função do interesse concreto dos participantes, assim como diversas visitas a empresas da região. Paralelamente, terão lugar vários encontros institucionais”, refere a instituição.
Hoje decorre ainda uma sessão de trabalho sobre oportunidades do mercado colombiano, com uma apresentação do território (Tâmega e Sousa) e da Agência de Cooperação e Investimento de Medellín; e debate e apresentação de empresas colombianas.
Segundo o presidente do CETS, Nuno Martins da Fonseca, esta missão empresarial “surge na sequência do óptimo feedback e resultados obtidos aquando a missão empresarial à Colômbia”. O dirigente ressalva que esta é uma “excelente oportunidade para dar a conhecer o Tâmega e Sousa, em particular o seu tecido empresarial, de modo mais abrangente” e também de “reforçar a cooperação bilateral e dar seguimento a uma política ativa de apoio à internacionalização das empresas – nesta que é uma região que exporta três vezes mais do que importa”.