Mais do que uma empresa de mobiliário, a WoodOne, especializada na produção e comercialização de mobiliário escolar, de escritório, hotelaria, lares e bibliotecas, destaca-se pela inovação e criatividade que imprime às suas produções. No ano de 2016, conquistou três prémios numa feira internacional em Cuba.

Autointitulam-se o “Rolls Royce da indústria mundial” e não é por acaso. É a primeira empresa do mundo que depende apenas de energia solar, revelando preocupação ambiental e apostando na sustentabilidade, o que valoriza ainda mais as peças desenvolvidas. Na Feira Internacional de Havana, em Cuba, onde esteve com 32 empresas nacionais, recebeu uma medalha de ouro e um prémio de design com a Mesa Escolar “Boom +”. Uma peça de mobiliário escolar que a comissão de avaliação como considerou “uma solução criativa e inovadora para móveis de uso escolar, com um valor social elevado, que integra novas tecnologias, conseguindo uma proposta ergonómica, adaptável a diferentes idades e sustentável, fabricada com o mínimo de recursos e utilização de energias renováveis”. Conquistou ainda uma menção na área da Publicidade nos meios audiovisuais, pela qualidade do seu vídeo institucional.

Instalada em Lordelo, Paredes desde Maio de 2015, a WoodOne tem 65 anos de existência que acompanham o desenvolvimento e primam pela inovação. E mais prémios podem ser conquistados. É que está já a ser desenvolvida uma secretária que permite aos alunos carregar computadores e tablets e que se carrega automaticamente a partir da luz da sala de aula.

CONTRAVEN S.A.

Contraven, vencedor nos Prémios Inovação na Construção 2016
Contraven, vencedor nos Prémios Inovação na Construção 2016

Igualmente premiada em 2016 foi a Contraven – Sociedade de Transformação, Fabrico e Comercialização de Materiais de Construção Civil, SA, sediada em Lustosa, concelho de Lousada.

Distinguida na categoria de Produtos da terceira edição dos Prémios “Inovação na Construção”, atribuídos pelo Jornal Construir, por apresentar um produto com características inovadoras e distintas, a Contraven encontra no galardão motivo para continuar o trabalho.

O crescimento e desenvolvimento da empresa, criada em 1998, permitiu já a internacionalização da Contraven, com a aposta numa outra empresa em Angola.

A METALÚRGICA BAKEWARE PRODUCTION

Raquel Santos é a quinta geração desta empresa familiar
Raquel Santos é a quinta geração desta empresa familiar

A Metalúrgica Bakeware Production, empresa instalada na Zona Industrial de Campo, em Valongo, exporta formas para bolos e panificação para todo o Mundo. Com 120 anos de existência, a Metalúrgica mantém-se uma empresa familiar e tem um volume de negócios de quatro milhões de euros.

Três gerações ainda se cruzam diariamente na unidade industrial de mais de seis mil metros quadrados, de onde saem milhares de formas, dos 300 modelos existentes, para utilização doméstica e familiar.

O mercado internacional representa 95% da produção e a produção industrial representa 70 por cento daquilo que é feito n’A Metalúrgica, fornecendo empresas de panificação e pastelaria de referência, como a Panrico e a Dancake, entre muitas outras. A produção de gamas exclusivas, sempre à medida do cliente, bem como a capacidade de resposta imediata na resolução dos problemas nas linhas de produção dos clientes tem sido fundamental no sucesso desta centenária empresa.

 

Conheça os premiados das outras categorias:

Personalidade do Ano

Acontecimento do Ano

Entidade Cultural do Ano

Entidade Desportiva do Ano

Jovem do Ano

Político do Ano

Presidente de Junta do Ano

Projecto Social do Ano