Depois de ter sido notícia quando concebeu e produziu palcos e tendas para a Cimeiro Ibero-Americana, para diversas edições do Rock in Rio, para a visita do Papa a Lisboa e Porto ou para a final da Liga dos Campeões realizada no Estádio da Luz, a Irmarfer voltou a destacar-se. Em 2015, esta empresa de Paços de Ferreira foi escolhida pela organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para criar e montar aquela que será a maior tenda do mundo. A estrutura terá 75 metros de largura, 22 metros de altura, 400 metros de comprimento e um custo de produção de cinco milhões de euros. Números que empresas de França ou Alemanha garantiram ser impossíveis de alcançar, mas que os irmãos Ferreira provaram estar ao alcance de quem domina a mais avançada tecnologia do sector. Para os Jogos Olímpicos que terão lugar este ano, a Irmarfer produziu ainda 60% das tendas, que representam 230 estruturas diferentes, usadas no evento.

2015 permitiu também à Irmarfer facturar mais de dez milhões de euros e obter um crescimento de 27% a nível interno e de 100% em mercados como o francês e o alemão.

Com 240 funcionários a laborar em instalações que, em 2013, significaram um investimento de oito milhões de euros, a Irmarfer é um exemplo perfeito do tipo de tecido económico que o Vale do Sousa precisa.

Engenho de Paladares, Lda.

Três paróquias uniram-se para criar uma empresa social com dois objectivos: gerar postos de trabalho para desempregados de longa duração e tornar financeiramente sustentáveis as actividades do complexo social inter-paroquial de Arreigada, Ferreira e Frazão.

Quatro anos depois, a Engenho de Paladares, Lda. produz queijos, biscoitos, bolachas, doces, compotas e licores para todo o país e prepara-se para exportar para países com uma forte presença de emigrantes portugueses. Também criou um serviço de catering que serve mil refeições diárias nas escolas primárias, centros sociais e cantina social.

O padre Samuel Guedes, mentor deste projecto, esclarece que a Engenho de Paladares, Lda. tem bem vincada uma estratégia empresarial, mas apresenta a grande diferença de os lucros da sua actividade serem canalizados para o apoio aos mais necessitados.

Sofia Gomes, Lda. – Sofigelempresa_sofigel

A Sofia Gomes, Lda. – Sofigel, sediada em Ermesinde, não é uma empresa que factura milhões de euros. Mas é um projecto empresarial que é um exemplo genuíno de empreendedorismo, empenho, persistência e solidariedade.

Na administração tem uma mulher que sofre de uma surdez profunda e de paralisia cerebral, mas que, apesar de todos estes constrangimentos, é o principal dínamo de um negócio que se dedica à produção de salgadinhos. E entre os 14 funcionários, a Sofigel tem quatro funcionários que também são surdos.

Em 2015, a Câmara Municipal de Valongo distinguiu a Sofigel com o Prémio de Mérito Municipal de Integração de Pessoas com Deficiência.

 

Conheça os premiados das outras categorias:

Personalidade do Ano

Acontecimento do Ano

Entidade Cultural do Ano

Entidade Desportiva do Ano

Jovem do Ano

Político do Ano

Presidente de Junta do Ano

Projecto Social do Ano