A Câmara Municipal de Valongo entregou uma Medalha de Mérito à PEPE – JATO, por perpetuar o legado deixado por José Augusto Júnior, artesão autor do primeiro brinquedo tradicional português, criado em 1921 sob a marca “JAJ”. “A dedicação, o empenho e o trabalho desenvolvido pela empresa em torno da preservação e promoção do brinquedo tradicional é motivo de orgulho e prestígio para o concelho de Valongo”, refere nota de imprensa.
A autarquia salienta ainda que “este ano comemora-se um marco muito importante na história do brinquedo tradicional em Portugal” que começou em Alfena, em 1921, “quando se inicia a produção dos primeiros brinquedos tradicionais de que há memória no país”.
Segundo o município, a Medalha foi entregue a Júlio Penela, descendente de José Augusto Júnior, que continua a produzir em Alfena os brinquedos da marca PEPE – JATO, durante a Festa do Brinquedo.
“A Festa do Brinquedo já é uma marca. Tornem-se porta-vozes do brinquedo. É muito importante continuar este trabalho de dar continuidade e visibilidade à nossa história”, disse o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro, de acordo com nota de imprensa.