O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinalou, com um encontro organizado pelo Serviço de Medicina Interna, o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), celebrado oficialmente a 31 de Março.
A iniciativa juntou profissionais de saúde e profissionais de emergência pré-hospitalar para debater aquela que é a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal.
O CHTS frisa que a emergência pré-hospitalar é fundamental no tratamento do AVC.
Segundo nota de imprensa, na sessão de abertura, José Ribeiro, enfermeiro director do CHTS, destacou “a importância do papel dos bombeiros na fase pré-hospitalar para a rápida e correcta intervenção hospitalar”. “Só trabalhando bem em equipa se pode oferecer melhores cuidados e cuidados mais seguros à população”, afirmou.
Já André Silva, vogal do conselho de administração do CHTS, sublinhou que “estas iniciativas se traduzem numa prestação de cuidados de qualidade e, no AVC, a rapidez dessa resposta de qualidade é determinante”.
Entre enfermeiros, bombeiros e médicos, o programa contou com vários oradores e abordou temas como a Via Verde do AVC, o tratamento pré-hospitalar e também evidências sobre o futuro no tratamento do AVC.
Esta actividade contou com o apoio da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral.
Segundo o CHTS, está já marcado para o Outubro um novo encontro dedicado ao AVC que será dirigido à população.