Uma parceria entre a Câmara de Valongo e a Lipor está a combater o desperdício alimentar no concelho.

O projecto chama-se “Embrulha” e o conceito é simples: “Quem não come tudo, embrulha”, ou seja, quem almoça ou janta nos 10 restaurantes aderentes pode levar as suas sobras numa embalagem específica para não irem para o lixo. São disponibilizadas gratuitamente embalagens biodegradáveis aos restaurantes aderentes, incentivando os seus clientes a adoptar hábitos de consumo sustentáveis.

“A Câmara Municipal da Valongo, a Lipor e a APHORT aliam esforços e lançam o Embrulha em 10 restaurantes do município, reforçando uma rede que conta com mais de 160 restaurantes, distribuídos por sete municípios da área da Lipor”, refere nota de imprensa.

Os restaurantes aderentes são Churrasqueira de Valongo; Churrasqueira Dom Brasas; Restaurante Barril; Restaurante Fiel Chef; Restaurante Monteiros; Restaurante O Churrasquinho; Restaurante O Correio; Restaurante O Sítio das Francesinhas; Restaurante Regional A Valonguense; e Restaurante Teles.

“Desperdiçar comida significa também desperdiçar outros recursos: nutrientes, solo, água, mão-de-obra pelo que este é um dos problemas com a qual a nossa sociedade se depara”, salienta a Lipor.