Os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira vão celebrar 88 anos no próximo sábado com a bênção de dois novos veículos.
Uma viatura de transporte de doentes e outra ligeira de combate aos fogos florestais são as novas aquisições deste corpo de bombeiros, conseguidas com meios próprios.
O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, Zeferino Barbosa, diz que “era uma grande necessidade”, mas aponta muitas outras. As mais urgentes refere que é o alargamento do quartel de bombeiros, que “já não tem mais por onde alargar” e também a aquisição de uma plataforma para incêndios urbanos de altitude. “Adquirir essa plataforma é um investimento muito grande que se não tivermos a ajuda da câmara, irá ser muito difícil conseguirmos”, sublinha.
Num universo de cerca de 70 elementos, o presidente garante que têm bastantes jovens e que, “todos os anos, felizmente”, têm formado mais.
Há cerca de um ano, tinha sido divulgado um investimento de mais de 150 mil euros num centro de formação da corporação. A primeira pedra foi lançada no 87.º aniversário e as obras já iniciaram, mas Zeferino Barbosa revela ao Verdadeiro Olhar que ainda não foi para a frente “porque há um pequeno litígio entre a câmara e a pessoa que lhe doou os terrenos e, sem isso estar resolvido, não pode continuar a construção”.
Não há portanto, previsão para a conclusão das obras, mas o presidente refere que vão ver se conseguem concluir ainda durante o seu mandato, “mas já não será muito fácil”.
No próximo sábado, as comemorações dos 88 anos começam com o hastear das bandeiras, às 9h30, seguida de uma romagem ao cemitério e, de tarde, uma parada dos bombeiros com a presença do presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e outros convidados, terminando com um lanche convívio.