O Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel acolheu, no sábado, a festa do segundo aniversário da vitória da Coligação Penafiel Quer (PSD/CDS-PP) nas eleições autárquicas de 2017.
A iniciativa contou com a presença de mais de duas mil pessoas oriundas das 28 freguesias do concelho. A noite foi de balanço, de agradecimentos, mas também altura de traçar o que ainda vai ser concretizado nos próximos dois anos.
Alberto Santos, presidente da Assembleia Municipal de Penafiel, destacou a importância da ligação mantida entre eleitos e eleitores. “Termos uma vez mais esta sala, que é a maior do concelho e talvez do distrito, cheia de pessoas para um convivo de natureza politica, de desenvolvimento local, de interesse colectivo, é de facto uma coisa rara e tem para nós um grande valor. Não há nenhum desligamento entre os eleitores e os eleitos. Antes pelo contrário”, afirmou, dizendo que a presença massiva mostra que Penafiel se mantém ao lado deste projecto.
“Estamos a celebrar este mandato, que começou há dois anos, porque sabemos que fizemos coisas boas no passado e orgulhamo-nos delas, mas também sabemos que não podemos viver permanentemente desses créditos do passado, temos de viver do presente”, acrescentou, falando da relevância de cada mandato cumprido.
Autarca vai lançar rede de creches
Ao presidente da Câmara Municipal de Penafiel coube falar do que foi feito e do que há a fazer nos próximos dois anos.
“Ao longo destes dois anos dedicamos uma especial atenção à parte do planeamento. Não é possível haver desenvolvimento harmonioso e sustentável sem bom planeamento. Estivemos também muito focados em projectos. Não é possível fazer boas obras, obras marcantes, sem projectos”, reconheceu Antonino de Sousa. Agora é altura de executar.
Entre essas obras estão a segunda fase de requalificação da Variante do Cavalum, a via dos modos suaves, que “quando estiver concluída será uma das maiores pistas cicláveis da nossa região do Tâmega e Sousa”. Está também para começar em breve, anunciou, uma “obra desejada há décadas pelos penafidelenses, a ligação da Variante até à zona de Quinta de Puços e às traseiras da Biblioteca” e antes do final do ano será lançado o concurso para construir o espaço cultural Ponto C. “Penafiel e a região do Tâmega e Sousa vão ter finalmente uma sala de espectáculos como merecem, capaz de acolher todas as artes de palco”, disse o autarca.
Na educação vão avançar as obras de requalificação das Escolas Joaquim Araújo e de Marecos e, nos transportes, as obras do Interface em Novelas que vão facilitar o acesso aos caminhos de ferro.
O edifício dos Paços do Concelho e da Biblioteca Municipal serão também reabilitados no próximo ano, altura em que se comemoram os 250 anos de elevação a cidade.
Antonino de Sousa anunciou ainda que será lançada uma rede de creches: “algumas serão municipais e outras em parceria com as IPSS. Queremos que o nosso concelho tenha uma cobertura transversal de creches, sobretudo nas zonas com mais empresas, e que existam creches de proximidade”, frisou, falando da importância de incentivar a natalidade num país que está envelhecido.
Captação de investimento foi prioritária
Mas nos últimos dois anos, destacou o autarca, não estiveram parados. Numa das áreas prioritárias, a captação de investimento, “foi possível celebrar contratos de investimento que vão permitir a criação de mais de mil empregos no concelho e que vão dar lugar a mais de 20 milhões de euros de investimento”, criando emprego para pessoas com diferentes níveis de formação e permitindo fixar pessoas, assegurando a centralidade do concelho na região. “Queremos que todos os caminhos venham dar a Penafiel”, comentou.
Por outro lado, destacou a aposta na área social, com a criação do Balcão de Inclusão para pessoas com deficiência e incapacidade, a parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro para apoiar doentes oncológicos e as suas famílias com apoio psicológico e assumindo o transporte para o IPO para mulheres com cancro da mama. Penafiel consolidou o “estatuto de Município Amigo das Famílias”, disse. Já na educação, foi implementado o “mais ambicioso plano de combate ao insucesso e abandono escolar” e foi iniciada a obra de requalificação da EB 2,3 D. António Ferreira Gomes, uma das mais degradadas do parque escolar concelhio.
No ambiente, realçou Antonino de Sousa, Penafiel destacou-se como um dos três municípios do país que integrou a Agenda Urbana da Água 20/30, projecto da Comissão Europeia; e fez parte de um dia histórico com a assinatura do memorando de entendimento entre quatro concelhos para defesa do Rio Sousa. Enalteceu ainda a conquista do prémio do programa Tradições da EDP, um projecto que vai permitir guardar memórias colectivas; a gravação de uma série da RTP no concelho; e o prémio conquistado pela Agrival no Iberian Festival Awards, entre outros.
O presidente da Câmara deixou elogios aos presidentes de junta “que dão tudo pelas suas freguesias e pelas suas gentes” e aos quais prometeu “um desenvolvimento coeso e transversal do território”. Agradeceu ainda aos vereadores que o acompanham no executivo a “união e trabalho de equipa que tem existido”.
Em clima de campanha eleitoral deixou ainda uma mensagem a todos os apoiantes presentes: “Agora mais do que nunca temos de estar todos mobilizados para enfrentar as dificuldades que se avizinham”.