O Douro, Tâmega e Sousa são a região convidada para participar em mais um encontro da Rede Global, que une portugueses em 126 países, com 7500 inscritos e cerca de 10500 empresas registadas, e que acontece no Luxemburgo, nos dias 16 e 17 de Março.
Esta plataforma, onde pode encontrar a comunidade portuguesa espalhada por outros países, promove os melhores produtos nacionais, sendo uma organização da Associação de Empresarial de Portugal (AEP). O objectivo desta estrutura é a “partilha de interesses, eventos, oportunidades de emprego e muito mais”, sendo uma forma de quem está lá fora se manter “ligado a Portugal”, como refere a página desta organização.
Deste modo, a Rede Global “reúne-se com os empresários portugueses no Luxemburgo”, como forma de “explorarem o Portal de Negócios e o Diáspora Business Intelligence”, refere a CIM, em comunicado.
“Aprofundar laços de cooperação com a comunidade emigrante, incluindo a classe empresarial, em particular para divulgação do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora”, é um dos objectivos desta missão, onde estarão presentes o presidente do conselho intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Pedro Machado, assim como Telmo Pinto, elemento daquela estrutura.
O programa do encontro é dirigido a empresários da diáspora portuguesa no Luxemburgo, e contará com uma intervenção do Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, bem como reuniões de trabalho com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa, “com vista ao aprofundamento das relações de cooperação bilaterais”.
Para além disso, estão previstas visitas a d’Esch-sur-Alzette, a segunda maior cidade do Luxemburgo, e que pretende “avaliar as condições para a realização de uma mostra de produtos para a diáspora portuguesa”, assim como a Differdange, a terceira maior cidade do país, de matriz industrial. Ali, os participantes podem “estabelecer contactos com as entidades locais e visitar as futuras instalações da Astrolábio – House of Portugal”, relata ainda a CIM.
Esta será uma “oportunidade para dar a conhecer o Douro, Tâmega e Sousa como território com excelentes condições para atração de investimento, nomeadamente de empresários da diáspora, bem como reforçar o reconhecimento das empresas da região nos mercados externos enquanto produtoras de bens e serviços de elevada qualidade e diferenciação”.
Recorde-se que, em 2018, a CIM do Tâmega e Sousa organizou, em parceria com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, o III Encontro de Investidores da Diáspora, que reuniu mais de 700 participantes, oriundos de 35 países dos cinco continentes.
Para além de ser organizada pela Fundação AEP, esta missão ao Luxemburgo conta ainda com a chancela da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, a Embaixada de Portugal no Luxemburgo e a delegação da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal para os mercados Benelux.