Um casal de emigrantes, em França há cerca de 40 anos, instalou em Penamaior, Paços de Ferreira, uma colecção privada de automóveis clássicos com 64 viaturas. Para já é privada, e não está acessível ao público em geral, mas o objectivo de José Avelino Meireles Pereira Gonçalves, natural de Vizela, e da esposa, Maria Alcina Alves, de Lamoso, Paços de Ferreira, é transformá-la num museu.
A colecção é relativamente recente. Foi em 2018 que tudo começou. Sabendo da paixão do marido pelas viaturas clássicas, Maria Alcina Alves ofereceu-lhe um Volkswagen 1200 cabriolet de 1959 como prenda de aniversário.
Depois de muitos quilómetros percorridos e horas gastas, o casal reúne agora uma colecção de dezenas de carros, sendo que alguns outros ainda estão a ser recuperados para se juntarem aos já expostos em Penamaior. É caso do veículo mais valioso, um Maserati 350 GT dos anos 60, refere José Gonçalves.
O carro mais antigo da colecção é de 1912 e há veículos de diferentes marcas e modelos até aos anos 90.
A colecção foi inaugurada no início do mês, mas, por enquanto, só é visitada por amigos e conhecidos do casal. “Gostava de abrir ao público, como um museu, quando e como não sei ainda”, adianta o proprietário, que já está em conversações com a Câmara Municipal.
O objectivo é continuar a fazer crescer esta colecção que reúne viaturas “valiosas” e “raras”.
José e Maria Alcina ainda vivem em França, onde têm negócios na área do mobiliário, mas querem, a partir do próximo ano, passar mais tempo em Penamaior. Têm três filhas e cinco netos.