Depois de um adiamento, o colectivo Sopa de Pedra actua na Torre dos Alcoforados, em Lordelo, Paredes, a 28 de Agosto, domingo, pelas 21h00.
Trata-se de uma iniciativa com entrada livre, promovida pela Rota do Românico com o apoio da Câmara Municipal de Paredes.
As Sopa de Pedra são um grupo de investigação musical composto por dez mulheres. Por meio de arranjos polifónicos de música tradicional portuguesa, interpretados a capella, exploram a riqueza do legado tradicional, remetendo-o para o contexto da música do mundo actual, descreve nota da Rota do Românico. O repertório inclui música de transmissão oral, como os cânticos mirandeses de Trás-os-Montes, baladas açorianas, cantigas de adufeiras da Beira Baixa, Cante alentejano, bem como repertório de Zeca Afonso, Amélia Muge, João Lóio, entre outros, refere a mesma fonte. O grupo já lançou dois álbuns.
Este concerto é uma das últimas acções do projecto Ver do Bago, um Brinde entre Deus e os Homens, iniciado em Maio de 2021 pela Rota do Românico, e que propôs um ciclo de três exposições em torno da relação material e simbólica entre a vinha e a paisagem cultural e humana dos vales do Sousa, Douro e Tâmega.