Há dois doentes com coronavírus em Portugal internados em hospitais do Porto. Um dos casos já está confirmado e o outro está sujeito a contra-análise. Ambos os doentes estão estáveis.
Em conferência de imprensa, a ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou que o caso já confirmado é de um homem de 60 anos que esteve de férias no Norte de Itália. Terá sentido os primeiros sintomas a 29 de Fevereiro e contactou ontem os cuidados de saúde. Está no Hospital de Santo António e está estável. A ministra confirma que é um médico, mas que não estava “em exercício profissional” nem em contacto com os doentes, já que vinha de férias. A SIC Notícias avança que o homem é médico no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, no Hospital de Penafiel.
O caso que ainda está dependente de contra-análise é de um homem de 33 anos que esteve em Espanha a trabalho e apresentou os primeiros sintomas a 26 Fevereiro, tendo procurado ontem cuidados. Está internado no Hospital de São João também em estado considerado estável.
A ministra da Saúde lembra que “a recomendação geral para quem vem de uma área afectada é de fazer vigilância activa e contactar a Linha SNS 24 para obter aconselhamento sobre o que devem fazer”. Passou ainda uma “mensagem de tranquilidade”, pedindo “precaução e cuidado”, mas “sem alarmes”.
Até ontem tinham sido identificados 85 casos suspeitos mas eram todos negativos.