Já começaram as obras de requalificação e modernização da escola secundária de Valongo, uma empreitada adjudicada pelo valor que ultrapassa os quatro milhões de euros e que tem um prazo de execuação de cerca de dois anos.
O projecto é elaborado em articulação com a comunidade escolar e a DGEST, e que prevê “a requalificação de todos os edifícios e arranjos exteriores, para a melhoria das suas funcionalidades e acessibilidades, incluindo todas as infraestruturas. Está também prevista a rearborização e requalificação dos espaços verdes”, explica o município.
Serão requalificados na globalidade os blocos de salas de aulas, bem como a cantina, refeitório, bufete, papelaria, instalações sanitárias e de apoio.
As obras contemplam ainda a construção de um corpo edificado para oficina de panificação e também uma nova portaria com acessos adequados que permitam a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.
O autarca de Valongo esteve hoje no local e congratulou-se com o arranque dos trabalhos. “Finalmente, estão no terreno as obras da secundária de Valongo, há muito tempo reivindicadas pela comunidade”.
Em nota de imprensa, José Manuel Ribeiro recordou que, “no âmbito do processo de descentralização, o parque escolar do concelho foi incluído no mapeamento de investimentos prioritários e as obras vão ser financiadas a 100% pelo Governo”.
“Este investimento é um ato de justiça, porque Valongo foi o único concelho da Área Metropolitana do Porto que não teve uma única escola intervencionada pela Parque Escolar e que avançou com a retirada do fibrocimento em todas as escolas, mesmo sem apoios”, concluiu.