O documentário “LOUSADA – reencontro com a natureza”, já transmitido na SIC, venceu o prestigiado festival ART&TOUR, na categoria Documentário, pela votação do público. Reuniu um total de 1905 votos, foi hoje divulgado num evento online pela organização. Os troféus são entregues na sexta-feira.
“O reconhecimento público do valor do documentário revela, por si, a importância que o mesmo tem na apropriação pela comunidade do rico e diverso património biológico presente no concelho. Por outro lado, a escolha do público mostra a importância de que se reveste a biodiversidade nas dinâmicas de usufruto do território por parte das populações. Certamente que esta distinção granjeará mais visitas ao concelho, na expectativa de visitar alguns dos nossos tesouros naturais, mas sobretudo despertará mais interesse em relação às nossas práticas ambientais e modelos de gestão sustentável do território, sempre, e cada vez mais, assentes no envolvimento social”, acredita o vereador do Ambiente, Manuel Nunes.
Ao Verdadeiro Olhar, o autarca adianta que o documentário será novamente exibido durante a atribuição dos prémios Art&Tour. “Para além disso a SIC irá alojar o documentário numa plataforma digital onde estará disponível para visualização”, acrescenta.
Manuel Nunes salienta ainda a importância de uma distinção que é dada pelo público. “Acresce o significado, mas também a responsabilidade. Se é um facto que traduz a mobilização da comunidade em prol do seu património natural – a fauna, a flora, a floresta, os rios, etc. – também é um facto que essa mobilização exige um renovar de intentos e de acções, como aconteceu recentemente com a classificação da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, com vista a conciliar o progresso com a defesa permanente e intransigente dos nossos valores naturais”, defende o vereador.