O distrito do Porto é aquele que, no país, tem o menor número de idosos em risco por viverem sozinhos e/ou isolados, indicam os resultados de 2021 da Operação “Censos Sénior” da Guarda Nacional Republicana.
Ao todo são 946 os seniores nessa situação no distrito. O Verdadeiro Olhar tentou obter dados por concelho, mas a GNR explica que “por motivos de protecção de dados e salvaguarda dos idosos sinalizados não se afigura seguro a disponibilização dos dados para além do nível distrital”.
Durante o mês de Outubro, os militares da Guarda andaram no terreno a sensibilizar e sinalizar a população mais idosa, que vive sozinha, isolada, ou sozinha e isolada, através da actualização dos registos das edições anteriores.
Como é hábito, a GNR alertou para “a adopção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”, entre outros.
Segundo comunicado, na edição de 2021 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda realizou 172 acções em sala e 3.431 acções porta-a-porta, abrangendo um total de 19.812 idosos.
No total, há no país, sinalizados pela Guarda, 44.484 idosos “que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança”.
Os distritos de Vila Real (5.191), Guarda (5.012) e Viseu (3.543) são os que registam maior número de casos.
A GNR diz que “continuará a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às residências, no sentido de realizar mais acções de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança”.