“A situação interna de conflitualidade no seio do PS concelhio exige que sejam tomadas, com urgência, medidas em relação à condução do processo autárquico. O Secretariado da Federação Distrital do Porto do PS decidiu, nos termos estatutários, avocar o processo eleitoral autárquico no concelho de Paços de Ferreira”, anunciou a Federação. Humberto Brito passa a liderar todo o processo.

Em causa as desavenças e falta de diálogo entre o actual presidente da Câmara eleito pelo partido, Humberto Brito, e recandidato já ratificado pela estrutura partidária, e a comissão política concelhia liderada por Armanda Fernandez.

Recorde-se que, este fim-de-semana, Humberto Brito veio a público dizer que “com este PS” de Paços de Ferreira não seria recandidato.

No domingo à noite foi realizada uma reunião de emergência em Raimonda, onde participaram várias figuras do partido e o presidente da Federação Distrital do PS Porto, Manuel Pizarro. Esta segunda-feira à tarde terá havido um encontro com a presidente da comissão política do PS Paços de Ferreira. “Em resultado da reunião desta tarde da presidente da concelhia com o presidente da Federação Distrital do PS Porto”, escreveu o PS Paços de Ferreira ao partilhar o comunicado que veio definir a situação.

No documento emitido, a Distrital lembra que “a Câmara Municipal de Paços de Ferreira encontrava-se, em 2013, numa situação de bancarrota” e que “hoje, fruto do trabalho autárquico liderado por Humberto Brito, constitui um exemplo para o país e um orgulho para o PS”. “O projecto desenvolvido nestes oito anos é, por isso, e a todos os títulos, extraordinário e deve ser continuado”, argumentam.

Daí o Secretariado avançar com o processo de avocação que será “submetido para ratificação à Comissão Política Distrital”.

“Na sequência desta decisão, todo o processo eleitoral autárquico passará, de imediato, a ser liderado pelo presidente e recandidato Humberto Brito, contando com inequívoco e total envolvimento da Federação Distrital do Porto. Esta é a decisão que melhor serve os interesses e aspirações dos pacenses e do município, respeitando os valores do PS”, argumenta o comunicado emitido.

Ao Verdadeiro Olhar, Manuel Pizarro já tinha deixado a garantia de apoio “sem ambiguidades” da Distrital à recandidatura de Humberto Brito.

“A Federação Distrital do Porto ratificou, por unanimidade, na passada sexta-feira, a recandidatura de Humberto Brito a presidente da Câmara Municipal. Essa ratificação resulta da aprovação da candidatura ocorrida na Comissão Política Concelhia, onde se verificou voto favorável de todos os presentes e apenas uma abstenção. A Federação confia na qualidade do trabalho autárquico realizado pelo PS em Paços de Ferreira, sob a liderança de Humberto Brito, e essa é a condição da vitória eleitoral que estamos certos de alcançar em 2021”, referiu.