A Direcção-Geral de Saúde emitiu hoje um novo relatório sobre a evolução do COVID-19 em Portugal. Pela primeira vez são adiantados números por concelho.
Em Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo são apontados 112 casos positivos pelo novo coronavírus.
O concelho com maior número de infectados é Valongo: 65. Segue-se Lousada com 29 casos. Em Paredes são confirmados sete casos, em Penafiel seis e em Paços de Ferreira cinco.
O relatório da DGS fazia um balanço de 30 mortes, nove delas no Norte, e 2362 infectados até à meia-noite de ontem. Entretanto, a DGS emitiu um novo relatório que corrige estes dados. Passam a 33 os óbitos. “Os três óbitos que reportamos aqui, em acréscimo ao que foi referido, explicam-se com a existência de resultados que foram conhecidos após publicação do boletim”, explicam.
Informa ainda que os dados de caracterização demográfica divulgados, concelho a concelho, são “relativos a 54% dos casos confirmados”, o que explica a discrepância de números.
Entretanto, dados adiantados pelas autarquias da região, com base nos dados divulgados pelas Autoridades de Saúde, apontam números superiores. Em Paredes houve 11 casos desde o início do surto e em Penafiel 10. Já o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, actualizou hoje, nas redes sociais, o número de infectados do concelho para 12.
Recorde-se que há já a registar quatro vítimas mortais na região. Um em Paços de Ferreira e três em Valongo.
* Notícia actualizada às 16h40 com as correcções divulgadas pela Direcção-Geral de Saúde.