No passado dia 24, o músico Diogo Piçarra esteve no Auditório Municipal de Lousada para apresentar o seu projecto criativo de “descoberta, reinvenção e reconstrução” da obra de Fernando Pessoa e seus heterónimos a alunos de 12.º ano.
Diogo Piçarra teve a oportunidade de explicar que “o projecto surgiu através de um convite para fazer a interpretação de poemas de Fernando Pessoa”. “No início senti que esta era uma enorme responsabilidade”, confessou.
De acordo com nota de imprensa da autarquia, “inicialmente foram seleccionados 20 poemas para que o jovem artista fizesse a interpretação dos mesmos, tendo criado posteriormente três heterónimos que correspondem aos de Fernando Pessoa. O livro tem, para além dos poemas originais, as interpretações de Diogo Piçarra e páginas em branco para que cada aluno, que recebeu o livro, possa escrever a sua própria interpretação”.
A Câmara Municipal adquiriu cerca de 200 livros que foram oferecidos aos alunos e também às Bibliotecas Escolares do concelho. Os jovens presentes puderam ainda ouvir dois poemas musicados por Diogo Piçarra.
“Este é mais um projecto da autarquia que se assume de grande relevância, na medida em que a promoção da leitura e da escrita é fundamental para que tenhamos uma sociedade mais informada”, referiu o vereador da Cultura, Manuel Nunes.