No dia em que se assinalou o 135.º aniversário do nascimento da venerável Sílvia Cardoso, o Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, instituiu canonicamente a “Fundação Canónica Sílvia Cardoso”.
Segundo a Diocese do Porto, a Fundação tem sede em Paços de Ferreira e terá como director o padre Samuel Guedes, vice-postulador da causa de Canonização e Beatificação de Dona Sílvia, e como conselheiros o padre António Manuel dos Santos Martins, pároco de Paços de Ferreira, e o diácono António Manuel Vilela Cardoso, economista.
“A Fundação não tem fins lucrativos, mas apenas fins religiosos”, explica a Diocese no seu site, e terá como objectivos cooperar e apoiar a Postulação da Causa de Canonização da venerável Sílvia Cardoso, dar a conhecer a vida e obra de Dona Sílvia e promover e comercializar publicações, estudos e objectos religiosos da venerável Sílvia Cardoso.
Sílvia Cardoso nasceu em Paços de Ferreira, em 1882 e faleceu em 1950. Distinguiu-se pelo seu trabalho de âmbito social, sobretudo na educação de crianças pobres e na ajuda aos doentes. Está em processo de beatificação tendo já sido considerada venerável, pelo Papa Francisco, que reconheceu as suas “virtudes heróicas”, em 2013.
O aniversário de D. Sílvia foi assinalado em Paços de Ferreira, esta quarta-feira, com uma missa e com as crianças da Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso a realizar um lançamento de balões e a colocar flores junto à estátua em frente ao Museu do Móvel.