“O Dia em que Chegaste” assim se intitula o novo romance de Letícia Brito, jovem escritora de 21 anos, natural de Paços de Ferreira, que será apresentado, dia 8 de Setembro, na Casa da Eira.
Segundo Letícia Brito, este seu segundo romance versa sobre transtornos obsessivos-compulsivos, o vício do jogo, o alcoolismo, temas já abordados no seu primeiro romance “Nos Braços do Vagabundo”, mas, também, reflecte sobre os valores, a família, a gratidão entre outros assuntos.
Falando deste seu segundo romance, da editora Cordel d´prata, com 202 páginas, a autora explicou que as personagens conhecem-se na adolescência e voltam a encontrar-se na vida, mais tarde, devido a um acidente.
“Uma simples reviravolta é capaz de mudar o rumo de várias pessoas. Um grave acidente vem mudar o rumo das suas vidas, reavivando sentimentos que se julgavam perdidos. É um romance que volta a abordar temas fortes e espero que o público que acompanha o meu trabalho e a minha obra se deixem seduzir por este romance”, expressou.
Refira-se que já na sua primeira obra “Nos Braços de um Vagabundo”, a autora tinha abordado os temas do bullying e da depressão.
Sobre a importância que tem para si a escrita e a opção pelo romance, Letícia Brito realçou que o romance é um género no qual se revê, sendo uma forma de estar na vida.
A autora confessou que começou a escrever quando tinha apenas nove anos de idade, tendo inicialmente escrito alguns contos infanto-juvenis, direccionados para um público mais jovem. Posteriormente, Letícia Brito enveredou por outros géneros literários e além de escrever romances é, também, critica de obras literárias na editora Leya e na Porto Editora.
A autora tem, também, uma página no Facebook na qual partilha pensamentos e tem já 11.600 seguidores.
A jovem escritora tem, ainda, um blog intitulado “Minha Querida Isabel” na qual partilha entrevistas com outras jovens escritoras.
Falando sobre quem são os seus leitores, a autora confessou que tem um público heterogéneo que vai dos mais jovens a um público já mais adulto.
“O meu público é diversificado. Sei que regra, geral, acompanha o meu trabalho. A reacção ao meu primeiro romance foi bastante positiva e acredito que o mesmo vai acontecer em relação a este segundo romance”, avançou.
Letícia Brito destacou, também, que está já a trabalhar num terceiro romance, assumindo que irá continuar a abordar e explorar temas fortes, mas, desta feita, o seu próximo romance será direccionada para um público mais adulto.
“Estou já a trabalhar no meu próximo romance, já tem um nome, mas de momento preferido não divulgá-lo”, confessou.
Letícia Brito nasceu em 1996, começou a escrever contos infantis. Entre 2015 e 2017, ganhou dois prémios literários, publicou o seu primeiro romance “Nos Braços do Vagabundo”, participou em antologias poéticas e atingiu mais de 63 mil visualizações no seu blogue pessoal onde regularmente partilha críticas literárias.
Actualmente, é cronista no “Jornal Aberto” e contadora de histórias infantis no jornal “A Tribuna Pacense”.