Dezenas de crianças do Programa Férias de Verão Tok’A Mexer, uma iniciativa da Câmara de Valongo, deslocaram-se, esta manhã, ao Centro Hípico de Valongo, no âmbito do programa Férias de Verão Tok’A Mexer, projecto que envolveu mais de 800 crianças e que decorreu durante 10 semanas.
Ao Verdadeiro Olhar, além da visita ao Centro Hípico de Valongo, várias crianças e adolescentes manifestaram ter sido gratificante participar nas várias propostas e formularam o desejo de repetir a experiência já no próximo ano.
Nicole Teixeira, oito anos, de Ermesinde, afirmou ter gostado do hip hop e do hipismo.
“Faço parte deste campo de farias desde o início. Foi muito divertido, mas das actividades que gostei mais foi do hip-hop e da dança. Gostei de estar com os meus amigos e para o ano quero voltar”, disse.
Gabriela Geraldes, 14, Ermesinde, manifestou, igualmente, estar satisfeita com a oportunidade de fazer parte deste programa.
“Estou cá desde o arranque. É uma oportunidade para estar com os meus colegas, conhecer novas coisas, visitar as associações e de participar em actividades diferentes”, adiantou.
Miguel Pereira, 13 anos, de Valongo, declarou, também, ter passado excelentes momentos e querer repetir esta experiência.
“Passei excelentes momentos. Foram muitas semanas de convívio, mas também de aprendizagem”, frisou.
Já Filipe Rodrigues, de Penafiel, monitora do campo de férias, da área de psicologia, realçou a importância deste projecto que junta a vertente lúdica com a aprendizagem.
“Além da possibilidade de experimentarem várias actividades, os participantes ficaram a conhecer as logomarcas identitárias do concelho de Valongo, nomeadamente, a Regueifa e Biscoitos, Lousa, Serras, Bugios e Mourisqueiros, assim como participaram em actividades desportivas como futebol, andebol, basquetebol, artes marciais, ténis, natação, bicicleta, e os jogos tradicionais”, avançou, sustentando que o feedback dos participantes foi positivo, sendo esta uma experiência a repetir.
“Este ano, a Câmara Municipal de Valongo duplicou o número de vagas e reduziu para 27 Euros por semana o preço do programa Férias de Verão Tok´A Mexer Valongo, o que é único na região”
O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, destacou que este programa insere-se numa estratégia de apoio às famílias, sendo um dos projectos mais emblemáticos do município que ajuda a ocupar os tempos livres dos mais novos com actividades diversificadas, a um custo simbólico.
“Este ano, a Câmara Municipal de Valongo duplicou o número de vagas e reduziu para 27 Euros por semana o preço do programa Férias de Verão Tok´A Mexer Valongo, o que é único na região. Este valor incluiu refeições, seguros, transporte e um leque de múltiplas e variadas actividades e reflectiu-se numa diminuição de 40% relativamente ao preço praticado nas edições anteriores, que era de 45 Euros por semana”, manifestou, recordando que, este ano, houve também 53 crianças sinalizadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
Falando do projecto, o autarca ressalvou, também, que a autarquia conseguiu dar resposta com às necessidades das famílias nos períodos de férias, com uma redução muito expressiva dos custos e um prolongamento pela primeira vez até ao final de Agosto.
“Este é um grande projecto, está de parabéns a equipa de educação. Durante dez semanas envolveu mais 800 crianças, muitas actividades e permitiu dar a conhecer aos mais novos marcas identitárias do território como são as nossas serras, o património cultural e natural”, expressou, sublinhando que o projecto é para continuar.
“Inscrições esgotaram-se em cinco semanas”
O vereador da educação da Câmara de Valongo, Orlando Rodrigues, realçou a importância deste programa desenvolvimento cognitivo, relacional e emocional das crianças.
O vereador alertou, também, para o facto, das inscrições se terem esgotado, em cinco semanas.
“Este programa ajuda as famílias, mantêm as crianças ocupadas, dá-lhes oportunidade de assimilarem novos conhecimentos e conhecerem novas realidades, tendo envolvido 13 associações”, afiançou.
Raquel Branco, técnica responsável pela implementação do campo de férias, afirmou que estes tipo de projectos é vital para o desenvolvimento dos mais novos, possibilita o contacto com actividades ide carácter desportivo, cultural e recreativo.
“Tivemos mais de 60% de participação. Os miúdos gostaram, não houve incidentes, e tiveram a possibilidade de participar num programa com várias actividades, de contactar com o meio ambiente, fortalecer as relações com os seus colegas, estimular a criatividade e a cooperação entre outras competências”, concretizou.
Miguel Brandão, do Centro Hípico de Valongo, regozijou-se com a possibilidade do centro hípico ter participado em mais uma edição deste projecto.
“Faço um balanço positivo do programa. Desde a primeira hora que fazemos parte deste projecto e quando se contribuiu para fazer as crianças felizes damos o nosso trabalho por realizado. As crianças são o futuro e tudo o que possamos fazer por elas é positivo”, asseverou.
Nesta edição do programa estiveram envolvidos 49 monitores.