Foto: AgênciaZero.net

Dezenas de alunos de seis escolas dos concelhos de Lousada e Paredes estão, mais uma vez, a participar no projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, promovido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

Aquele que é, actualmente, “o maior programa gratuito de educação para a saúde em Portugal” tem como objectivo motivar as crianças entre os dois e os 10 anos a adoptar e manter hábitos saudáveis na sua rotina diária.

Os alunos participantes gravaram “telediscos” em que partilham, através de canções originais, as lições que aprenderam ao longo do sobre hábitos de alimentação saudável. Esses hinos dos heróis da fruta estão a votação até 15 de Março. Serão eleitos quatro finalistas – os três mais votados e o vídeo mais partilhado – por distrito ou região autónoma num total de 80 finalistas.

No total, estão a participar este ano milhares de alunos de 327 escolas, sendo 46 delas do distrito do Porto.

Da região estão a participar a Escola Básica de Lagoas e Jardim-de-Infância de Lagos e o Externato Senhora do Carmo, de Lousada; e o Colégio Casa-Mãe, a Escola Básica N.º 1 de Lordelo, a Escola Básica N.º 2 de Lordelo e o Jardim-de-infância Carreiras Verdes, de Paredes.

Recorde-se que em anos anteriores o Centro Escolar de Mouriz e o Jardim-de-Infância de Estrebuela, em Paredes, foram vencedores.

Em nota de imprensa, Mário Silva, presidente e fundador da APCOI e mentor do projecto lembra que “cada voto em qualquer hino dos heróis da fruta reverte como donativo para a Missão 1 Quilo de Ajuda, o fundo social que nos permite distribuir gratuitamente cabazes semanais nas escolas para apoiar a inclusão de fruta no lanche escolar dos alunos mais carenciados do país”. Além disso, quem votar fia habilitado a ganhar prémios como experiências em parques aquáticos, zoológicos, museus, aquários, centros de ciência viva e parques de diversões.

O projecto Heróis da Fruta, que vai na sétima edição, tem como objectivos incentivar as crianças a ingerir fruta todos os dias, na escola e em casa; conhecer a importância dos alimentos saudáveis para a manutenção da saúde; encorajar as crianças a orgulhar-se de praticar um estilo de vida saudável e despertar a comunidade para os benefícios das pequenas mudanças nos hábitos diários. Para além do incentivo diário ao consumo da fruta, o projecto leva às crianças “lições importantes sobre alimentação, nutrição, exercício físico, higiene, bem-estar, protecção ambiental, poupança, entre muitos outros valores de cidadania que as ajudam a crescer mais saudáveis, activas e felizes”, sustentam os responsáveis.

Conheça dos hinos das Escolas de Lousada e Paredes a concurso

Lousada

 

Paredes

Para votar basta clicar no link no nome de cada escola.